quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COPA SULAMERICANA 1ª FINAL

Assim como o Fluminense, LDU tem atacante em fase iluminada: Bieler




Conheça os pontos fortes e fracos do finalista da Sul-Americana, que se recuperou neste ano após fiasco na Taça Libertadores

A final da Copa Sul-Americana reunirá dois atacantes em fase iluminada. Se o Fluminense conta com Fred, que fez 11 gols nos últimos 12 jogos, a LDU tem no argentino Claudio Bieler um dos seus pontos fortes. Após marcar três vezes no massacre (7 a 0) sobre o River Plate-URU, pela semifinal, ele se isolou na artilharia da competição, com oito gols em oito partidas. No Campeonato Equatoriano, tem 22 e está seis à frente do segundo colocado.

O argentino Bieler, de 25 anos, é o artilheiro da Sul-Americana, com oito gols em oito partidas

Assim como o atacante tricolor, Bieler não é do tipo que fica parado na área esperando a bola. Às vezes se desloca para a esquerda e abre espaço para que os meias avancem e chutem de fora da área. Também como Fred, é o principal cobrador de pênaltis e ainda bate algumas faltas.
Bieler estava no time que levou a melhor sobre o Fluminense na final da Taça Libertadores de 2008, mas não era a figura principal. Na frente dele, havia pelo menos Guerrón, Bolaños e Manso. A saída desses três é a principal mudança daquela LDU para a atual e abriu caminho para Bieler, de 25 anos, aparecer (veja no fim do texto onde estão os 11 titulares campeões).

Mas ele não está sozinho. Outros nomes importantes para a presença equatoriana na decisão da Sul-Americana são Edison Méndez, contratado ao PSV Eindhoven em agosto, e Miller Bolaños, cria da casa e que evoluiu ao longo do ano - sem qualquer parentesco com o jogador do Internacional. O primeiro é o responsável por distribuir as jogadas e leva muito perigo com seus cruzamentos e chutes de longe. O segundo tem na velocidade a sua principal arma.

AS CAMPANHAS DOS FINALISTAS

Primeira fase LDU 1 x 0 Libertad-PAR;  Fluminense 0 x 0 Flamengo

Libertad-PAR 1 x 1 LDU;  Flamengo 1 x 1 Fluminense

Oitavas LDU 4 x 0 Lanús-ARG;  Alianza Atlético-PER 2 x 2 Fluminense

Lanús-ARG 1 x 1 LDU;  Fluminense 4 x 1 Alianza Atlético-PER

Quartas Vélez Sarsfield-ARG 1 x 1 LDU;  Fluminense 2 x 2 Universidad de Chile

LDU 2 x 1 Vélez Sarsfield-ARG;  Universidad de Chile 0 x 1 Fluminense

Semifinal River Plate-URU 2 x 1 LDU;  Cerro Porteño-PAR 0 x 1 Fluminense

LDU 7 x 0 River Plate-URU;  Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño-PAR
Outro ponto forte da LDU continua sendo o desempenho nos 2.850 metros de altitude de Quito. Na Sul-Americana, venceu seus quatro jogos no Casa Blanca (dois deles de goleada), e apenas contra o Vélez Sarsfield saiu atrás no placar. Fora de casa, a situação é bem diferente: foram três empates e uma derrota.

A marcação na defesa é a fragilidade do time equatoriano, embora a média de gols sofridos na competição não seja alta. Falta um especialista na posição para ocupar a ala esquerda, diferentemente do que acontece na direita, com Reasco. Bolaños e Diego Calderón se revezam nessa improvisação. Por esse lado, saíram quatro dos seis gols adversários na Sul-Americana.

A LDU também não tem no meio-campo um cão de guarda. Quem mais se aproxima disso é William Araujo, que tem 30 anos e era reserva no ano passado. O setor ainda se enfraqueceu com o desfalque do paraguaio Enrique Vera, que fraturou o pé e só voltará a atuar em 2010.

Evolução após fiasco na Libertadores

No início de julho, LDU bateu o Internacional por 3 a 0 em Quito e conquistou a Recopa

Depois do título continental em cima do Fluminense, no Maracanã, a LDU enfrentou times brasileiros em seis ocasiões, que refletem o processo de reestruturação da equipe. Na Libertadores deste ano, acumulou três derrotas nos quatro confrontos com Palmeiras e Sport e foi o lanterna do chamado grupo da morte, que também tinha o Colo Colo. O fiasco coincidiu com o início do trabalho do técnico uruguaio Jorge Fossati, que substituiu Edgardo Bauza após o Mundial de Clubes, em dezembro passado.

No meio do ano, a LDU decidiu a Recopa com o Inter e levou a melhor duas vezes: fez 1 a 0 no Beira-Rio e 3 a 0 em Casa Blanca. A essa altura, já havia se encontrado e fazia boa campanha no Campeonato Equatoriano. A competição será decidida a partir deste domingo entre Deportivo Quito e Deportivo Cuenca, mas foi a LDU a equipe com o maior número de pontos. Restará a ela a chance de buscar uma vaga na fase prévia da Libertadores de 2010, em confrontos com o Emelec.

Por onde andam os 11 titulares da final de 2008:

Cevallos: está na reserva do time atual

Jairo Campos: é titular do time atual

Renán Calle: está na reserva do time atual

Norberto Araujo: é titular do time atual

Paul Ambrossi: é titular do Rosario Central-ARG

Enrique Vera: continua no clube; com uma fratura no pé direito, só voltará em 2010

Patricio Urrutia: está na reserva do Fluminense

Damián Manso: é titular do Pachuca-MEX

Luis Bolaños: está na reserva do Internacional

Joffre Guerrón: está na reserva do Cruzeiro

Claudio Bieler: é titular do time atual

Perfeccionista desde a infância, Fred apresenta vasto repertório no Flu

Treinado pelo pai quando criança, atacante já marcou gol de tudo quanto é jeito e dá a dica aos mais jovens: ‘Treinar fundamentos é muito importante’


O FLUSÃO

Fred comemora mais um gol pelo Fluminense



A decisão da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, no Estádio Casablanca, em Quito, contra a LDU, será a primeira exibição de Fred na altitude em toda sua carreira. Porém, se a fácil adaptação aos 2.850 metros da cidade equatoriana fizer parte do leque de qualidades que o atacante tem mostrado com a camisa do Fluminense, o torcedor pode ficar tranquilo. Perfeccionista por natureza, ele tem exibido um vasto repertório em prol do Tricolor em 2009.

Durante os treinos, é evidente a preocupação de Fred em aprimorar o máximo possível seus fundamentos e o trabalho tem se refletido em gols. Desde que chegou ao clube, o jogador já balançou as redes 20 vezes e de tudo quanto é jeito: 13 com o pé direito, um com o esquerdo e seis de cabeça. Entre os tentos com a “perna boa”, há três de pênalti, todos com paradinha, outra qualidade aperfeiçoada pelo atacante.

A variedade de opções no momento do duelo contra os zagueiros é antiga, vem da infância, em Teófilo Otoni (MG). E o primeiro mestre de Fred foi o próprio pai, Seu Juarez, que o ensinou a fazer da dedicação uma das principais virtudes.

Já mais velho, outro tipo de treinamento, mais específico, também marcou Fred. Contratado pelo América-MG como grande promessa, ele encontrou no Cruzeiro um técnico para potencializar suas virtudes. .

Domínio, condução e passe preciso também chamam a atenção

No entanto, não é somente a facilidade em concluir de várias maneiras que chama a atenção em Fred. Fundamentos como domínio, condução de bola e passe também foram bem lapidados. Um dos exemplos mais completos da capacidade do jogador foi o gol marcado na vitória sobre o Cerro Porteño, em Assunção, quando não teve dificuldades para dominar um chutão de Rafael, conduzir a bola até o gol e definir na saída do goleiro Barreto.

Menos eficiente, com apenas um gol, a perna esquerda tem sido mais utilizada para jogadas como pivô ou em assistências, como a para o gol de Mariano sobre o Goiás, pelo segundo turno do Brasileirão. Diante de tantas qualidades, até mesmo o ex-meia Cuca se revela impressionado com Fred.

Com 11 gols nos últimos 12 jogos, Fred tem sido o principal nome do Fluminense na arrancada rumo ao título da Sul-Americana e salvação no Brasileirão. Os números o fizeram até mesmo ser indicado como um dos melhores atacantes da competição, prêmio que disputa com Diego Tardelli, do Atlético-MG, e Fernandinho, do Barueri.

FONTE:GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: