terça-feira, 17 de novembro de 2009

PET NO HALL DA FAMA DO MARACANÃ

Petkovic será homenageado duas vezes em menos de uma semana

Sérvio colocará os pés no Hall da Fama do Maracanã na sexta e ganhará o título de Cidadão Benemérito do Estado no dia 24.

Petkovic receberá duas homenagens em menos de uma semana.

Em menos de uma semana, Petkovic receberá duas homenagens que deixarão o seu nome ainda mais marcado no futebol carioca. Na próxima sexta-feira, o sérvio colocará os seus pés no Hall da Fama do Maracanã. Já no dia 24, ele será condecorado com o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro na Assembléia Legislativa (Alerj).
O evento no Maracanã está marcado para as 12h. Já a homenagem na Alerj será às 18h30m, no plenário do Palácio Tiradentes. O título será entregue pelo deputado estadual Tucalo (PP), que é torcedor do Fluminense.
- Sou tricolor, mas sou um apaixonado pelo futebol. Pet é um estrangeiro que veio para o Brasil e teve participação em vários clubes brasileiros, mas principalmente no Flamengo, Vasco e Fluminense. Como tricolor, reconheço o futebol dele. E essa homenagem foi decidida bem antes dele fazer esse sucesso atual – disse Tucalo ao.
Pet será a quarta personalidade do esporte a receber uma homenagem do deputado estadual. Os outros foram Branco e Assis, que ganharam o título de Cidadão do Estado, e Renato Gaúcho, que recebeu o Cidadão Benemérito do Estado. Mas deste último, o parlamentar não guarda boas lembranças.
- O Renato não entendeu a homenagem. Além de já ter representado os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, ele foi responsável por levar o Fluminense à Libertadores pelo título da Copa do Brasil de 2007 e por ter terminado o Brasileirão daquele ano em quarto lugar. Mas ele não teve sensibilidade e não quis vir receber a segunda maior homenagem da Alerj (a primeira é a Medalha Tiradentes). O Pet é educado e ficou muito feliz quando soube.


BRASILEIRÃO
São Paulo ou Flamengo: 90% de chances de um dos dois ficar com o título nacional


Caminho difícil diminui bem a possibilidade de o Palmeiras ser campeão

Após a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, os números mostram que a disputa do título ficou restrita a São Paulo e Flamengo. O Tricolor Paulista tem 50% de possibilidade de ser campeão contra 40% dos rubro-negros de acordo com o matemático Tristão Garcia. A chance de o vencedor ser conhecido apenas na última rodada não mudou muito, ficando em 82%, uma queda quase irrisória, já que há uma semana o percentual estava em 83%.
- O Flamengo diminuiu o favoritismo do São Paulo, pois 50% é o limite. O time rubro-negro fez a diferença ao vencer dois jogos fora. Agora, cabe aos tricolores fazerem o mesmo para diminuir a pressão. Em um campeonato de líderes fracos, a equipe carioca tem uma boa chance de quebrar essa hegemonia paulista - analisou Tristão Garcia.
O Palmeiras depende de um milagre para mudar esse panorama. As suas chances caíram de 24% na última rodada para apenas 7% por causa do empate em casa diante do Sport. O Verdão fica em desvantagem para o Fla por ter apenas mais um jogo no Palestra contra dois dos adversários no Maracanã.

Em relação ao São Paulo, o caminho teoricamente mais difícil da equipe alviverde é o grande problema. Os dois jogam fora contra o Botafogo. Tudo igual até aí. Mas o adversário em casa do Palmeiras é o Atlético-MG, na luta por uma vaga na Libertadores, enquanto o dos tricolores, mesmo tendo que jogar a 100km da capital paulista, é o Sport, já rebaixado à Série B. Fora de casa, alviverdes pegam o Grêmio, invicto em seus domínios, e são-paulinos encaram o Goiás, um time sem maiores objetivos na competição.
Chances de título

1º São Paulo 50%

2º Flamengo 40%

3º Palmeiras 7%

4º Inter 1%

5º Atlético-MG 1%

                                                        Cruzeiro1%                                       Com dois times praticamente garantidos, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro lutam pelas duas vagas restantes com uma chance mínima aindPara se confirmar a vaga à Libertadores da América, uma equipe precisa de 63 pontos, o que deixa o São Paulo (99%) a um empate e o Flamengo (98%) a uma vitória do objetivoa para o Avaí.
O Verdão, que ficou para trás na luta pelo título, continua dependendo dos próprios esforços para assegurar o seu lugar na competição continental. Quatro pontos seriam o suficiente para que a equipe terminasse no G-4.
- A grande vantagem do Palmeiras, além da pontuação, é que seus dois principais perseguidores, Inter e Atlético, se enfrentam, e o time alviverde ainda recebe o Galo - comentou o matemático.
Chances de vaga na Libertadores

São Paulo 99%

Flamengo 98%

Palmeiras 79%

Atlético-MG 51%

Inter 44%

Cruzeiro 25%

Avaí 4%

A rodada do fim de semana deixou Náutico e Santo André com um pé na Série B, com chances de 99% e 97% de serem rebaixados, algo praticamente irreversível a essa altura do campeonato. A última desagradável vaga no Z-4 está entre dois cariocas, Botafogo e Fluminense, e dois paranaenses, Coritiba e Atlético-PR, que têm ampla vantagem, por enquanto. A chance de cair um time do Rio está em 92% contra 7% das equipes do Sul.

A chance desta disputa pela permanência na elite ser decidida na 38ª e última rodada subiu de 77% para 81% graças a mais uma vitória do Tricolor carioca. O número mágico para se livrar da degola ainda é 46 pontos, mas, com 45, atual pontuação do Santos, há 89% de possibilidade de seguir na Série A. Já com os 44 pontos de Vitória e Coxa, há chance de 71% de seguir na Primeira Divisão.
Risco de rebaixamento

20º Sport 100%

19º Náutico 99%

18º Santo André 97%

17º Fluminense 70%

16º Botafogo 26%

15º Atlético-PR 11%

14º Coritiba 3%

13º Vitória 1%

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: