terça-feira, 3 de novembro de 2009

ATUALIZANDO TUDO


Mesmo atrás na classificação, São Paulo passa Palmeiras nas chances de título.



Possibilidade de caírem dois times cariocas cai para 40% em duas rodadas
Empatados na pontuação, o Palmeiras só está na frente do São Paulo na tabela de classificação por ter maior saldo de gols. Mas o matemático Tristão Garcia, através do site Infobola, enxerga uma dinâmica diferente e coloca o Tricolor com 36% de chances de título contra 35% do Verdão. Os números têm uma explicação e levam em consideração também os confrontos de cada um nesta reta final do Campeonato Brasileiro.
- É quase um empate técnico, pois 1% não é nada. A leve diferença a favor do São Paulo considera o confronto direto do Palmeiras contra outro aspirante ao título, o Atlético-MG. É um jogo de risco mesmo sendo em casa. Considerando ainda outros adversários diferentes, o time alviverde pega o Fluminense, em ascensão, enquanto os tricolores encaram o Goiás, em queda - explicou Tristão.
Além do São Paulo, outro grande vencedor da 33ª rodada na disputa do título foi o Galo. O time subiu de 9% para 22% de possibilidade de ficar com a taça. A vitória fora de casa, por 3 a 2 sobre o Goiás, é um fator que premia sempre a equipe, de acordo com o matemático. Além disso, mesmo o Esmeraldino em má fase, o time até então ainda podia ser considerado como um dos perseguidores dos alvinegros. Além disso, o Galo ainda tem três jogos em casa nas cinco últimas rodadas.
- Quem ultrapassar a barreira dos 70 pontos dificilmente perde o título - considerou o matemático.

Chances de título:


1º São Paulo 36%
2º Palmeiras 35%
3º Atlético-MG 22%
4º Flamengo 5%
5º Inter e Cruzeiro 1%


Em termos de vaga para a Libertadores, Atlético-MG e Flamengo roubaram pontos importantes de Internacional e Cruzeiro. O Galo subiu de 61% para 86%, enquanto os rubro-negros fizeram o dever de casa e melhoraram a possibilidade de disputar a competição sul-americana em 2010, indo de 43% para 62%. Colorados e cruzeirenses, que tinham aproximadamente 50% de chances perderam mais de 20 pontos percentuais nesta disputa acirrada. Com 63 pontos, uma equipe assegura seu lugar no torneio continental.

Chances de vaga na Libertadores:


São Paulo 96%
Palmeiras 95%
Atlético-MG 86%
Flamengo 62%
Inter 29%
Cruzeiro 26%
Grêmio 4%
Goiás e Avaí 1%

Risco de caírem dois cariocas diminui bastante:
As vitórias de Botafogo e Fluminense sobre Inter e Cruzeiro, respectivamente, deram um alento ao futebol carioca. A possibilidade de três times do Rio disputarem a Série A em 2010 aumentou bastante com um dos dois ameaçados se salvando e se juntando a Flamengo e Vasco, que tem o acesso 99% garantido. O risco de caírem dois cariocas para a Série B que era de 66% há duas rodadas, agora está em 26%. Há ainda uma chance alta de 70% de um dos dois amargar o rebaixamento no fim da temporada.
Individualmente, o Botafogo viu despencar as possibilidades de reviver o inferno da Segundona de 50% para 34%. Já o Flu, com a sua virada heroica por 3 a 2, segue muito ameaçado com 89%, mas ainda mantém alguma esperança, já que uma derrota lhe deixaria, assim como ficou o Sport: com 99% de possibilidade de cair. O Tricolor, inclusive, tem uma média de pontos de campeão nas últimas seis rodadas - 2 pontos - o que dá um alento ainda maior.

O número para se livrar da Série B neste momento é 46 pontos, mas há possibilidade de 90% de se livrar com 45 e de 70% de salvação com 44.

Risco de rebaixamento:


20º Sport 99%
19º Fluminense 89%
18º Náutico 86%
17º Santo André 78%
16º Botafogo 34%
15º Atlético-PR 9%
14º Coritiba 6%
13º Santos 2%

Fonte:globoesporte.com

Nenhum comentário: