segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FURIA ALVIVERDE


Belluzzo chama Simon de safado, o acusa de estar vendido e o ameaça de agressão.


Presidente do Palmeiras afirma que árbitro 'fez serviço para o Fluminense' e diz que daria 'uns tapas no vagabundo' se o encontrasse na rua.
Luiz Gonzaga Belluzzo mostrou profunda irritação com a arbitragem de Carlos Eugênio Simon.
Geralmente comedido, o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, mostrou profunda irritação com o árbitro Carlos Eugênio Simon após a derrota do equipe para o Fluminense. Em entrevista ao jornal "Lance", Belluzzo chamou Simon de "vigarista, safado, sem vergonha e crápula", o acusou de estar vendido, "na gaveta de alguém", e disse que lhe daria "uns tapas" se o encontrasse na rua.
- Ele está na gaveta de alguém. Só dá para entender assim. Ele dar uma falta dessas (de Obina, no gol anulado). Ele deve estar fazendo favor a alguém. Não sei a que time, se quer tirar o time da Segunda Divisão. Ainda houve um pênalti vergonhoso no Danilo. O Sérgio Corrêa (presidente da Comissão Nacional de Arbitragem) não devia ter escalado esse vigarista, que vai para a Copa do Mundo. O cara assaltou o Palmeiras. É inacreditável - afirmou Belluzzo.
Após dizer que Simon "fez um serviço para o Fluminense" e que "a tabela favoreceu o São Paulo", Belluzzo reafirmou as críticas ao árbitro.
- Estou dizendo que o Simon é safado, um sem vergonha e crápula.
E chegou a falar em agressão ao árbitro.
- Adianta fazer protesto (à CBF)? A única coisa que pode se fazer é encher o cara de porrada depois de um assalto desse. O cara foi de má-fé. Ele já devia ter sido excluído do futebol - disse.
- Ele fez de caso pensado (a anulação do gol de Obina). Eu que o encontre na rua, porque não tenho medo de ninguém. Tenho 67 anos e, se encontrar o Simon na rua, eu dou uns tapas no vagabundo - acrescentou o dirigente.



ARBITRAGEM X POLEMICA





Simon: Histórico de prêmios e lambanças.

Premiadíssimo no país, gaúcho já fez lambanças em Copa do Brasil, Libertadores, Copa do Mundo...
O torcedor palmeirense acordou de cabeça quente após ver seu time ser derrotado pelo Fluminense, mas o que mais deixou os alviverdes indignados foi a anulação de um gol legítimo do atacante Obina pelo árbitro Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS). O gaúcho invalidou o lance alegando que o atacante palmeirense fez falta em Maicon. A partida estava 0 a 0 no momento do gol.
A falha de Simon entra no controveso histórico de um dos mais premiados árbitros do país, que já apitou cinco finais de Brasileiros, três finais da Copa do Brasil, uma final da Copa dos Campeões, uma decisão do Mundial de Interclubes, e caminha para sua terceira Copa do Mundo, em 2010 (já apitou os mundiais de Japão/Coreia do Sul e Alemanha). Algumas falhas chegam a ser grotescas, como a marcação de um pênalti onde o jogador que foi "derrubado" estava sozinho na grande área.

As falhas mais questionadas na carreira do gaúcho, que geraram imensos protestos de torcedores e jogadores nas mais diversas competições:

Corinthians x Brasiliense - Copa do Brasil 2002
Simon ganhou os holofotes no primeiro jogo da decisão do torneio. Primeiro, não marcou falta do atacante Gil no lance que originou o segundo gol corintiano. O time do Distrito Federal também reclamou um pênalti que o zagueiro Anderon teria cometido ao derrubar o atacante Carioca. A Comissão de Arbitragem decidiu afastar o árbitro após as sucessivas falhas.

Itália x Gana - Copa do Mundo 2006
Simon não foi duramente contestado apenas no Brasil. Em sua segunda Copa do Mundo, o gaúcho deixou de marcar um pênalti claro para Gana no duelo contra a Itália, quando o volante De Rossi derrubou Asamoah Gyan. A partida estava 1 a 0 para a Azzurra, que veio a marcar o segundo gol nos acréscimos.

Botafogo x Atlético-MG - Copa do Brasil 2007
Após empatarem sem gols no jogo de ida, os alvinegros carioca e mineiro decidiram no Maracanã uma vaga para as semifinais do torneio. O empate com gols classificaria o Galo. O jogo estava 2 a 1 para o Botafogo quando o zagueiro Alex Bruno derrubou o meia Tchô com um carrinho dentro da área nos acréscimos do segundo tempo. Sem qualquer tipo de obstrução no campo de visão e a poucos metros do lance, Simon ignorou a infração e mandou o jogo seguir, para o desespero e revolta dos atleticanos. O árbitro teve de sair escoltado do campo.

Cruzeiro x Flamengo - Brasileirão 2008
As equipes duelaram no Mineirão pela 36ª rodada por uma vaga na Libertadores. A Raposa vencia o Rubro-Negro por 3 a 2, quando Léo Fortunato derrubou Diego Tardelli nos acréscimos. Simon, a dois metros e de frente para o lance, nada marcou e ainda expulsou o ex-flamenguista por reclamação acintosa. O resultado fez o Cruzeiro ultrapassar o Flamengo, que acabou o campeonato sem a vaga para o torneio continental.

Fortaleza x Ceará - Campeonato Cearense 2009
Os rivais cearenses se enfrentavam pela primeira partida da decisão do campeonatoestadual, quando Edu Sales tropeçou sozinho na grande área e o árbitro marcou pênalti. O tira-teima da TV mostrou que o marcador mais próximo estava a três metros de Edu Sales. Mesmo após a repetição das imagens, Simon defendeu que houve o pênalti e garantiu ter acertado na marcação.

Libertad (PAR) x Estudiantes (ARG) - Libertadores 2009
Em lambança que gerou revolta nos paraguaios, Simon apitou um pênalti inexistente do zagueiro Samudio sobre Cristian Angeleri. A marcação provocou protestos do técnico do Libertad, Javier Corrente, que disse que o gaúcho "roubou" seu time e que a arbitragem havia sido "um desastre". Simon foi cercado pelos jogadores após o duelo e quase foi agredido.                             FOTO: AGENCIA/ESTADO E PAULO SÉRGIO
FONTE:GLOBOESPORTE.COM E LANCENET


















Nenhum comentário: