sexta-feira, 20 de novembro de 2009

BEACH SOCCER, PET E FIFA

Seleção brasileira vence a Itália e segue na disputa pelo tetra da Copa do Mundo de beach soccer

Equipe vai enfrentar Portugal na briga por uma vaga na decisão do torneio

O sonho do tetracampeonato da Copa do Mundo de futebol de areia continua vivo para a seleção brasileira. Em jogo tenso e muito disputado, a equipe comandada por Alexandre Soares passou pela Itália por 6 a 4, nessa sexta-feira, em Dubai, e se classificou para as semifinais da competição.

Buru marcou o gol que definiu a classificação brasileira para as semifinais da Copa do Mundo

Nesse sábado, a partir das 13h30m, a seleção busca uma vaga na decisão contra Portugal. Na outra semifinal, a Suíça enfrenta o vencedor do confronto entre Uruguai x Espanha. O próximo adversário foi o algoz brasileiro na primeira edição da Copa do Mundo, em 2005 – a única vez que o Brasil não conquistou o título. Na ocasião, os portugueses venceram, nos pênaltis, nas semifinais.

- Já sabíamos que o jogo ia ser difícil. Mas eu estava em uma noite iluminada e todo grupo ajudou. A união é o nosso ponto forte - elogiou André, destaque do Brasil na partida, com três gols, em entrevista ao Sportv. - Agora teremos uma outra guerra contra Portugal. Com certeza será um adversário muito difícil - completou.

Jogo tenso no período final

Mesmo sem Benjamim, poupado com um cartão amarelo, a seleção brasileira começou mais ofensiva e teve duas boas chances de abrir o placar logo no início do primeiro período. Aos 6m, Buru fez boa jogada com Sidney, que chutou rasteiro no canto direito do goleiro Spada, fazendo 1 a 0. Faltando um minuto para o final, André, que já tinha quase marcado de bicicleta, chutou de longe e o goleiro aceitou: 2 a 0.

No começo do segundo período, o Brasil quase aumentou com Bruno Malias, de bicicleta. O terceiro gol, no entanto, saiu aos 5m: em uma bola enfiada por Betinho, André escapou da marcação e, em uma jogada parecida com a do seu primeiro gol, chutou rasteiro para fazer 3 a 0. Na saída de bola, a Itália descontou. Pasquali chutou forte e a bola passou no meio da barreira, surpreendendo o goleiro Mão, que chegou atrasado.

O terceiro período foi o mais complicado. A Itália encostou no placar logo aos 2m, em cobrança de pênalti de Pasquali. Em seguida, Bruno Malias marcou, de cabeça, para o Brasil. Mas, na sequência, em nova cobrança de falta, Pasquali fez seu terceiro gol, encostando novamente: 4 a 3.

O Brasil sentiu e o jogo ficou nervoso. Aos 7m, a estrela de André brilhou novamente. O atacante recebeu de Sydney, dominou, e marcou o quinto gol brasileiro. Mas, na saída de bola, Pasquali, em dia inspirado, fez mais um. Na comemoração, o italiano se desentendeu com o goleiro Mão. O jogo seguiu tenso, mas, faltando 50 segundos para o final, Buru chamou a responsabilidade e, em jogada individual, fez 6 a 4 para o Brasil, assegurando a classificação. Agora na Calçada da Fama do Maracanã, Pet realiza o ‘sonho que não sonhou’

Maracanã com mais uma estrela
Petkovic coloca os pés na Calçada da Fama



Ao eternizar seus pés na Calçada da Fama do Maracanã, Petkovic se tornou o quinto jogador estrangeiro a conquistar tal feito. Além dele, os craques Franz Beckenbauer (Alemanha), Eusébio (Portugal), Romerito (Paraguai) e Elias Figueroa (Chile) deixaram suas marcas. Mais que isso, Pet realizou um sonho, que, no entanto, não foi sonhado.

Na cerimônia em que foi a estrela principal, nesta sexta-feira, no Maracanã, o meia do Flamengo, muito bem humorado, brincou com os torcedores e comemorou a oportunidade.

- Eu tinha muitos sonhos. Botei metas, objetivos para mim e alcancei 90% deles. Mas esse é um sonho que não sonhei. Nunca tive tanta pretensão. A pele fica arrepiada, é como se tivesse ganho na Mega Sena, aliás, nunca ganhei talvez por nunca ter apostado (risos). O Maracanã é minha casa, digo isso com orgulho. Aqui vivo emoções, vibrações, porque a torcida faz o estádio balançar. Eu não acreditava que pudesse conquistar isso. É o título dos títulos da minha carreira. Não choro, pois sou de outra cultura, mas estou emocionado – confessou.

O sérvio é o 99º jogador da história a deixar sua marca no lugar “mais famoso” do Maracanã. Autor de oito gols olímpicos na carreira, sendo dois somente neste Brasileirão, Pet agradeceu a homenagem e a todos que o ajudaram a estar ali.


- Tenho que agradecer ao Flamengo por ter apostado nessa minha volta. Agradecer à torcida do Flamengo, que é maravilhosa, e hoje, se sou ídolo, é porque vocês me tornaram. Obrigado ao Zico, por dizer que eu merecia sim vestir essa camisa. Estou aqui fazendo a prorrogação da minha carreira. Defendi os três grandes do Rio. Peço desculpas aos botafoguenses por não ter tido a oportunidade de vestir a camisa. Mas hoje visto o manto sagrado, e talvez esteja fazendo os últimos jogos da minha carreira – afirmou.

A cerimônia foi também parte das gravações do documentário sobre a carreira do camisa 43 rubro-negro. “O Gringo” ainda não tem data de estrear, já que ainda está em fase de produção, mas Pet revelou de onde surgiu a ideia.

- Esse filme foi uma ideia que surgiu em 2001 com o Fabiano Canosa (diretor brasileiro). Na época, achei um exagero. Mas depois apresentei ao meu amigo sérvio, que gostou. Em dezembro do ano passado, quando estava de férias, meu amigo me chamou para gravar. A minha volta ao Flamengo mudou a história, e esse cenário de hoje vai embelezar ainda mais o filme.

Petkovic foi questionado sobre um assunto que não costuma falar muito – ser parte da seleção da Sérvia. Antes de dizer qualquer coisa, o meia abaixou a cabeça, ficou quase um minuto sem demonstrar reação, mas, em seguida, falou.

- Eu teria muito orgulho de jogar pela Sérvia. Desse grupo que se classificou para a Copa do Mundo, e foi muito bem, ficando em primeiro do grupo, não vou fazer parte. Mas depois da Copa, acho que eu mereço fazer um jogo amistoso com a camisa da seleção – admitiu a vontade.

O Flamengo de Pet volta a campo neste domingo, no Maracanã, contra o Goiás. O Rubro-Negro é o vice-líder, com 60 pontos, dois a menos que o primeiro colocado, o São Paulo.

FIFA E AS MELHORES SELEÇÕES ATÉ O MOMENTO

Espanha passa o Brasil e assume o primeiro lugar no ranking da Fifa

Seleção de Dunga vinha ocupando a liderança desde julho

Espanha passou o Brasil no ranking

A Espanha recuperou o primeiro posto da ranking da Fifa, superando o Brasil, que vinha ocupando a posição desde julho. A maior evolução entre as dez melhores seleções foi conseguida por Portugal, que subiu cinco postos, até o quinto lugar, depois de garantir sua vaga na Copa do Mundo de 2010 na repescagem contra a Rússia.

Das 20 primeiras seleções do ranking, apenas Croácia, a décima, e Rússia, a 13ª, não estarão na Copa da África do Sul.
Classificação dos dez primeiros colocados no ranking da Fifa:
1- Espanha - 1622 pontos

2- BRASIL - 1592

3- Holanda - 1279

4- Itália - 1215

5- Portugal - 1181

6- Alemanha - 1170

7- França - 1122

8- Argentina - 1085

9- Inglaterra - 1063
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: