domingo, 15 de novembro de 2009

AFLITOS G4 X Z4 NOS AFLITOS. TIMBU X URUBU




Náutico x Flamengo: sonhos distintos em jogo nos Aflitos.

Time pernambucano tenta permanecer na Primeira Divisão, enquanto os rubro-negros sonham com o título.







Carlinhos Bala e Adriano duelam nos Aflitos.



Quanto vale um sonho? Os torcedores de Náutico e Flamengo, cada um a seu modo, fazem a pergunta e especulam. Neste domingo, os rubro-negros têm, no estádio dos Aflitos, no Recife, a chance de manter acesa a esperança do sexto título brasileiro. Em situação oposta, o time mandante joga as últimas fichas para não ser rebaixado.

A trajetória do Flamengo no Brasileiro é, no mínimo, improvável. Até a 21ª rodada, após perder por 3 a 0 para o Avaí, o time caiu para a 14ª colocação e questionou-se se teria força para não passar o restante do ano lutando contra a Série B. Teve. E muita.

- Quando falávamos que chegaríamos ao G-4, as pessoas riam da nossa cara - costuma dizer o goleiro Bruno.

O descrédito transformou-se em euforia. Nos últimos 13 jogos são oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Terceiro lugar, 57 pontos e um horizonte claro. Tão claro que o líder Palmeiras está a apenas dois pontos (e com um jogo a mais). O vice-líder São Paulo também tem 59 pontos, mas enfrenta o Vitória neste sábado, no Morumbi.

Dezessete anos depois de comemorar o seu quinto título nacional, o torcedor rubro-negro abandonou a desconfiança e uniu-se à equipe. A partida contra o Goiás, no dia 21, provoca filas e filas no Rio e há mais de 45 mil ingressos vendidos. No Recife, próxima parada, é hora de calcular custos.

- Domingo vou aos Aflitos dar mais esse passo para o título. Mas já comprei minha passagem para o Rio. Dia 6 tem Flamengo e Grêmio. Talvez gaste mais de R$ 1 mil. Mas quem liga? Assistir ao Mengão campeão não tem preço - empolgou-se o corretor Fábio Fagundes.

Por incrível que pareça, a mosca do oba-oba foi repelida da Gávea a raquetadas. Aliás, justamente para não encontrá-la, nem na Gávea o time treina mais. Em busca de tranquilidade, comissão técnica e diretoria transferiram as atividades para o distante e calmo Ninho do Urubu. Acesso proibido à torcida e restrito à imprensa. Tudo em nome de uma reta final concentrada. Tão concentrada que a palavra "título" está moderadamente censurada.

– Vencendo e dependendo da combinação podemos ser líderes... Ou então mesmo em segundo. A possibilidade é real. Temos de ir lá e fazer a nossa parte, não adianta jogar e não fazer nada. Agora não pode ter mais tropeço - disse o técnico Andrade.

No jogo deste domingo ele terá dois desfalques no time titular. Maldonado está com a seleção chilena (assim como Fierro) e será substituído por Toró. Suspenso, Juan também não poderá jogar. Andrade tem duas opções para a lateral esquerda: colocar Everton Silva, o mais provável, ou Ronaldo Angelim. Neste caso, Welinton entraria na zaga e jogaria ao lado de Álvaro.

Pela honra de Pernambuco

Depois de ver o arquirrival Sport ser rebaixado na última quarta-feira, o Náutico luta para não ter o mesmo destino. O Timbu é o vice-lanterna do Brasileirão, com apenas 35 pontos, seis a menos que Botafogo e Coritiba, primeiras equipes fora da zona da degola. No Recife, os torcedores ainda têm esperança de um (quase) milagre.

- O sonho de ficar na Primeira Divisão vale um fim de ano tranquilo. Só isso. Está muito difícil, mas podemos encaixar uma sequência de vitórias e sair. É a última chance de um pernambucano permanecer na Primeira Divisão - disse o estudante Gláucio Ferreira.

Os jogadores têm noção da força do adversário.

- Vamos jogar com um time forte, que possui atacantes perigosos, mas temos que nos concentrar e buscar a vitória. Só ela interessa para nós. Estamos treinando forte a semana toda e temos que ter tranquilidade para acertar as finalizações na partida – disse o goleiro Gledson.

A lista de saídas e retornos no Náutico é grande. O técnico Geninho não poderá contar com o volante Derley, que voltou a treinar nesta semana, mas segue vetado, com o zagueiro Márcio e com o cabeça-de-área Johnny, suspensos. Por outro lado, os defensores Cláudio Luiz, Asprilla e Vágner, e o atacante Anderson Lessa estão novamente à disposição.

O treinador só não definiu ainda se jogará no 3-5-2 ou no 4-4-2. Se optar pelo primeiro, Anderson Santana vai para o banco. Com a segunda formação, Asprilla deve perder a vaga. Certo mesmo apenas a entrada de Nilson no meio-campo, ao lado de Ailton e Irênio.

O próprio Geninho, aliás, é um reforço para a equipe. Ele foi absolvido pelo STJD na última quinta-feira, quando foi julgado por sua expulsão no confronto com o São Paulo.

- Fiquei satisfeito. Agora, é trabalhar para ajudar o Náutico da melhor maneira possível. Eu iria me sentir um peixe fora d’água se não ficasse no banco de reservas, comandando o time – afirmou o treinador.

ESCALAÇÕES:


Náutico

esquema 4-4-2

Gledson; Asprilla, Vágner Silva, Cláudio Luiz e Patrick; Nílson, Aílton, Irênio e Michel; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho

Flamengo

esquema 4-4-2

Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelin e Everton Silva; Airton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade

Fonte e Foto: globoesporte.com

Nenhum comentário: