sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CAMPEONATO CARIOCA 2010

Federação do Rio divulga as chaves e a tabela do Campeonato Carioca de 2010.

Flamengo e Fluminense ficam no Grupo A, e Vasco e Botafogo, no B. Forma de disputa não sofre alterações, e o Estadual começa no dia 16 de janeiro.




Ainda sem saber se poderá utilizar o Maracanã para o Campeonato Carioca, a Federação de Futebol do Estado Rio de Janeiro (Ferj) divulgou nesta quinta-feira a tabela do Estadual de 2010. Flamengo e Fluminense ficaram no Grupo A, ao lado de Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Volta Redonda, Americano e o vice-campeão da Segunda Divisão, que ainda está em disputa. Já no Grupo B estão Vasco e Botafogo, além de Friburguense, Resende, Madureira, Tigres, Macaé e o campeão da Série B - Olaria (29 pontos), Sendas (27) e América (26) são os primeiros colocados na briga pelo acesso.
O Maracanã foi colocado na tabela para receber normalmente os jogos, incluindo os duelos de Flamengo e Fluminense contra os clubes considerados pequenos. Mas a utilização do estádio depende da confirmação da Suderj. Nos últimos dias, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, mostrou-se favorável à ideia, uma vez que as obras no estádio visando à Copa do Mundo de 2014 foram adiadas.
GRUPO A

FLAMENGO

FLUMINENSE

BANGU

BOAVISTA

DUQUE DE CAXIAS

VOLTA REDONDA

AMERICANO

VICE-CAMPEÃO DA SEG,DIVISÃO 

GRUPO B
BOTAFOGO
VASCO
TIGRES
RESENDE
MADUREIRA
FRIBURGUENSE
MACAÉ
CAMPEÃO DA SEG.DIVISÃO

O Estadual começa no dia 16 de janeiro e vai até o dia 2 de maio. A fórmula é a mesma do ano passado, com os 16 clubes divididos em dois grupos. No primeiro turno (Taça Guanabara), os times da mesma chave se enfrentam em sete rodadas. Os dois primeiros colocados se classificam para a semifinal, sendo: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A.
A 1ª rodada do Carioca 2010  

16 ou 17/01  BANGU x BOAVISTA

16 ou 17/01  FLAMENGO x DUQUE DE CAXIAS

16 ou 17/01  Vice-campeão da Série B x VOLTA REDONDA

16 ou 17/01  AMERICANO x FLUMINENSE

16 ou 17/01  FRIBURGUENSE x RESENDE

16 ou 17/01  MADUREIRA x Campeão da Série B

16 ou 17/01  MACAÉ x BOTAFOGO

16 ou 17/01  VASCO x TIGRES
De acordo com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, as semifinais da Taça GB serão novamente disputadas no sábado de Carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas, atendendo a um pedido da Polícia Militar.
Já no segundo turno (Taça Rio), os clubes enfrentam os adversários do outro grupo em um total de oito rodadas. E os dois primeiros de cada chave também se classificam para a semifinal seguindo o modelo do primeiro turno.
Os vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio disputam o título do Campeonato Carioca nos dias 25 de abril e 2 de maio. Se um mesmo clube vencer os dois turnos vai ser considerado o campeão, sem a necessidade da final.

Vasco e Flamengo vão estrear em casa na competição contra Tigres e Duque de Caxias, respectivamente. Já Fluminense e Botafogo jogam fora na primeira rodada. O Tricolor encara o Americano, em Campos, e o Alvinegro joga contra o Macaé.

O primeiro clássico será na 3ª rodada, no dia 24 de janeiro, entre Vasco e Botafogo. Já Flamengo e Fluminense se enfrentam na quinta rodada, no dia 31.
Na Taça Rio, Fluminense e Botafogo se encaram no dia 7 de março (3ª rodada), Vasco e Flamengo se enfrentam no dia 14 de março (4ª rodada), Botafogo e Flamengo duelam no dia 21 de março (5ª rodada), e Vasco e Fluminense jogam no dia 28 de março (7ª rodada).
Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: