domingo, 29 de novembro de 2009

BRASILEIRÃO, 06 DE DEZEMBRO DE 2009, 18:07 hs...

Fla bate o Timão e se aproxima do hexa



Com gols de Zé Roberto e Léo Moura, o time carioca passou pelo Corinthians e foi beneficiado pela derrota do São Paulo para o Goiás.

A frustração da semana passada foi transformada em euforia e agora o Flamengo está a uma vitória de conquistar, após 17 anos, o Campeonato Brasileiro. O caminho para o hexa ficou mais curto depois da vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, neste domingo, em Campinas, e da derrota do então líder São Paulo para o Goiás, em Goiânia. Com 64 pontos, a equipe rubro-negra chegou pela primeira vez na ponta da tabela.
O Flamengo, na verdade, nem precisou fazer muito para vencer um desmotivado Corinthians, que logo no primeiro tempo perdeu Edu e Ronaldo, machucados. Depois de marcar o primeiro gol com Zé Roberto, aos 26 minutos da etapa inicial, o time carioca apenas administrou o jogo e viu sua torcida fazer a festa com a derrota do São Paulo. A Fiel, por sua vez, era o reflexo do time: apática. Léo Moura fez o segundo.

Nesse novo cenário do Brasileirão, o Maracanã tem tudo para ser o palco de uma grande festa rubro-negra no próximo domingo, quando o Fla recebe o Grêmio, pela última rodada da competição. Assim como fez no empate com o Goiás, que impediu a liderança carioca na semana passada, a torcida deve lotar o estádio e, enfim, voltar a comemorar um título brasileiro, algo que não acontece desde 1992.

Para o Corinthians, por outro lado, será o fim de uma temporada que valeu pelo primeiro semestre, quando a equipe conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil. A ideia para o jogo contra o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte, já é poupar a maioria dos jogadores para o início do próximo ano. Após 37 jogos do Nacional, o Timão soma 49 pontos e figura na zona intermediária.

Ao final da partida, já nos acréscimos, uma cena lamentável. Um torcedor do Corinthians invadiu o gramado e partiu para cima do auxiliar Alessandro Alvaro Rocha Matos, com quem trocou socos e pontapés. A Polícia Militar o prendeu.

Emoção rubro-negra

Se para o Corinthians o jogo não valia nada, para o Flamengo valia muito. Não à toa a equipe carioca partiu para cima logo de cara. Aos 2 minutos, Léo Moura avançou com velocidade pela direita e cruzou para o meio da área. A defesa do Timão, porém, levou a melhor. Quem levou a pior foi Edu no lance seguinte, aos 3 minutos.

O volante corintiano se esticou para tirar uma bola e sentiu a virilha. Imediatamente o técnico Mano Menezes mandou Moradei a campo. Sem tomar conhecimento dos problemas do adversário, o Flamengo quase chegou ao gol aos 4. Petkovic bateu falta para área e Álvaro cabeceou na trave esquerda do goleiro Felipe.

A pressão rubro-negra aumentou no lance seguinte. Petkovic cobrou escanteio e a bola sobrou para Willians, que chutou cruzado para fora. O domínio era todo do Flamengo, que aos 12 teve excelente chance com Bruno Mezenga. O garoto, de 21 anos, apareceu na cara do gol, depois de ganha da zaga na corrida, e bateu para fora.

Aos 13, enfim, uma chance para o Corinthians. O argentino Escudero arriscou forte chute de fora da área, obrigando Bruno a espalmar. Dois minutos depois, em cobrança de falta, Ronaldo deu mais trabalho ao goleiro rubro-negro. A pequena pressão do Timão diminuiu o ímpeto flamenguista, mas o time carioca ainda era melhor.

Dez minutos mais tarde, o Alvinegro teve mais um problema. E dessa vez fenomenal. Ronaldo avançou com velocidade para área e na hora de disputar com Airton caiu na grande área, sentindo um estiramento na coxa. Souza entrou em seu lugar, e a torcida do Flamengo gritou o nome do atacante.

A notícia que vinha do Serra Dourada, porém, não era tão boa para o Fla: gol do São Paulo. Mas o time não se abateu em campo. Pelo contrário. Aos 26, após ótimo passe de Toró, Zé Roberto ganhou na corrida da zaga e tocou para o fundo do gol. Minutos depois, a notícia do gol de empate do Goiás explodiu novamente a massa rubro-negra.

Mais tarde, o time esmeraldino ainda viraria o jogo, para alegria dos flamenguistas. Do outro lado, a torcida do Corinthians estava quieta, um reflexo do que o time estava apresentando em campo. O jogo só “animou” para os alvinegros quando Evandro Rogério Roman fez um festival de cartões amarelos: Souza, Elias e Chicão.

Irritado, Mano Menezes reclamou muito à beira do campo e foi expulso. E antes que o primeiro tempo terminasse, Chicão quase empatou de falta, aos 47 minutos.

É campeão?


As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. Mas dessa vez quem tomou a atitude de ir para o ataque primeiro foi o Corinthians. Logo no primeiro minuto, Defederico recebeu perto da meia-lua, cortou um marcador e bateu de fora da área. A bola, porém, saiu fraca e Bruno fez defesa tranquila.

O Corinthians aparentava estar mais organizado no início da etapa final, mas a boa marcação do Flamengo no meio campo impedia que Defederico e Elias conseguissem armar alguma boa jogada. Tanto que aos 4 minutos o Timão girou a bola de um lado para o outro e não encontrou espaço para tentar servir os atacantes.

A solução foi mandar a bola para área. Aos 7 minutos, Defederico alçou cobrança de falta buscando Jorge Henrique, mas Bruno ficou tranquilo com a bola. A melhor chance do Timão, aliás, saiu de uma bola parada. Aos 10, Defederico bateu escanteio da esquerda e Paulo André cabeceou para boa intervenção do goleiro rubro-negro.

Diferentemente do primeiro tempo, quando atacou quase o tempo todo, o Flamengo estava mais apático no segundo. Mas embora não conseguisse chegar com perigo, o Corinthians também não dava trabalho. A equipe paulista voltou a ter uma chance apenas aos 21. Chicão cobrou falta, mas bateu fraco na bola e facilitou para Bruno.

O zagueiro corintiano, porém, seria expulso logo depois, aos 23, por falta em Fierro. A comemoração da torcida rubro-negra aumentaria ainda mais aos 24, quando chegou a notícia de que o Goiás marcara o terceiro gol em cima do São Paulo. A equipe tricolor até diminuiu em seguida, mas logo levou o quarto e despreocupou os flamenguistas.

Em campo, nem Flamengo, muito menos o Corinthians, pareciam dispostos a mudar o placar. Mas aos 45 minutos, Dodô puxou Léo Moura na grande área. Pênalti. Na cobrança, aos 48, Léo Moura fez o segundo. E a torcida do Fla gritou: “É campeão”.
FICHA DO JOGO:
CORINTHIANS 0 X 2 FLAMENGO

02
CORINTHIANS:
Felipe; Jucilei, Chicão, Paulo André e Escudero (Dodô); Edu (Moradei), Elias, Boquita e Defederico; Jorge Henrique e Ronaldo (Souza). Técnico: Mano Menezes 
FLAMENGO:                          Bruno; Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró, Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kleberson) e Bruno Mezenga (Denis Marques). Técnico: Andrade.
Gols: Zé Roberto, aos 26 minutos do primeiro tempo; Léo Moura, aos 48 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Moradei, Souza, Chicão, Elias, Escudero, Paulo André, Felipe (C);Álvaro, Toró, Petkovic, Willians (F) Cartão vermelho: Chicão (C)

Público total: 25.775. Renda: R$ 723.800,00

Estádio: Brinco de Ouro, em Campinas (SP). Data: 29/11/2009. Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR). Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha Matos (BA) e Altemir Hausmann (RS).





Fonte: globoesporte.com



Nenhum comentário: