terça-feira, 24 de novembro de 2009

BRASILEIRÃO X MATEMÁTICA

São Paulo tem mais chances matemáticas de título do que os seus três rivais juntos




Resultados da 36ª rodada ampliam o favoritismo do Tricolor no Brasileirão.

O futebol continua a mostrar sua imprevisibilidade diante dos números e previsões matemáticas. O São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro, perdeu sua partida contra o Botafogo e tudo indicava que sairia da primeira colocação. O Flamengo, jogando em um Maracanã lotado, contra um Goiás já sem grandes pretensões na tabela, possuía grandes chances de se tornar o novo líder e aproveitar o tropeço do concorrente. Mas bastou um empate para que os cálculos voltassem a privilegiar o Tricolor Paulista. Diante de três rivais que ainda possuem chances de brigar pelo troféu, os são-paulinos possuem probabilidades bem maiores de triunfo: 53%. O Flamengo tem 32%, Inter conta com 9% e o Palmeiras soma apenas 6%.

Com os mineiros Atlético e Cruzeiro fora da disputa, o título poderia até ser decidido na próxima rodada a favor dos paulistas, mas as chances de que isso aconteça são muito pequenas: 4%. Além da vitória tricolor, o Rubro-Negro teria de perder, Inter e Palmeiras teriam de empatar. O matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, explica o desenho do Brasileirão nesta reta final.
Chances de título

1º São Paulo 53%

2º Flamengo 32%

3º Internacional 9%

4º Palmeiras 6%

Para chegar na Libertadores da América, os times têm que mirar o número mágico de 63 pontos. Os resultados desta rodada mantiveram tanto tricolores como rubro-negros favoritos às duas primeiras vagas. O maior beneficiado, porém, foi o Colorado. A vitória sobre o Galo, rival direto, aumentou as chances gaúchas para 93%. O tropeço de outro mineiro, o Cruzeiro, favoreceu a vida do Palmeiras, que possui 72% de chances e é o favorito a ocupar a quarta vaga. De todas as brigas do campeonato, a que tem como objetivo a competição sul-americana é a que parece estar melhor definida. Há 82% de chances das vagas serem fechadas na última rodada.
Chances de vaga na Libertadores

São Paulo 99%

Flamengo 98%

Internacional 93%

Palmeiras 72%

Atlético-MG 22%

Cruzeiro 16%



Na parte de baixo da tabela, as posições não mudaram, porém algumas mudanças significativas aconteceram. Os paranaenses (Coritiba e Atlético) estão mais ameaçados pelo rebaixamento. O risco de cair pelo menos um deles era de 7% na última rodada e quadriplicou: agora é de 28%. As chances de pelo menos um dos dois cariocas (Botafogo e Fluminense) caírem ainda é alta, mas diminui bastante em relação as contas anteriores: agora são de 72%. O risco dos dois caírem é de apenas 1%.
Para os que gostam de emoção até as últimas rodadas, o Brasileirão promete. Matematicamente, a probabilidade de que todos os rebaixados sejam conhecidos apenas na 38ª rodada é de 100%.

Risco de rebaixamento

20º Sport 100%

19º Náutico 99%

18º Santo André 99%

17º Fluminense 54%

16º Botafogo 20%

15º Atlético-PR 12%

14º Coritiba 16%
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: