domingo, 22 de novembro de 2009

BRASILEIRÃO. FLA X GOIÁS

Flamengo recebe o Goiás sonhando terminar a 36ª rodada na liderança



Antes de pegar o Esmeraldino, torcida é por vitória ou empate do Botafogo diante do São Paulo. Depois é o dever de casa.


Andrade quer o Flamengo focado no jogo, e Hélio dos Anjos diz que o Goiás não é 'fiel da balança'.


Maracanã completamente lotado e um mosaico gigante. É assim, com festa da sua apaixonada torcida, que o Flamengo recebe o Goiás neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, sonhando com a liderança do Campeontao Brasileiro. E o Rubro-Negro entrará em campo sabendo exatamente se poderá assumir, pela primeira vez na competição, a ponta da tabela.


O líder São Paulo, com 62 pontos, enfrenta o Botafogo às 17h, no Engenhão, e um tropeço deixará o time da Gávea com a faca e o queijo na mão. Com 60 pontos, chegaria a 63 com uma vitória e na pior das hipóteses dividiria o primeiro lugar com o Tricolor Paulista, mas levando vantagem no número de vitórias (no caso, seriam 18 contra 17).


A possibilidade de o Flamengo assumir a liderança a duas rodadas do fim do Brasileirão fez a torcida se empolgar com a chance da conquista do hexacampeonato - igualando-se, aliás, ao próprio São Paulo em número de títulos brasileiros. Com a ajuda do Goiás, que devolveu boa parte da carga a que tinha direito, foram vendidos 78.639 ingressos, recorde de público pagante em todas as divisões do campenato - a marca anterior pertencia ao Vasco na partida contra o Juventude, para a qual 78.609 compraram bilhetes para assistir à volta do clube à Série A.


Não bastasse isso, a torcida rubro-negra está preparando uma grande festa. Um mosaico gigante de 92 mil placas será montado antes do jogo, tanto no anel superior quanto no inferior do estádio, com a frase "A maior torcida do mundo faz a diferença".



Fla, no entanto, entra em campo pressionado pelo resultado


Para enfrentar o Esmeraldino, o técnico Andrade não fez mistérios. O lateral-esquerdo Juan, que cumpriu suspensão contra o Náutico por ter recebido o terceiro cartão amarelo, volta ao time no lugar do zagueiro David. Já Toró segue como titular por conta da confirmação da lesão no joelho esquerdo do volante Maldonado, que o afastará dos gramados por seis meses. As mudanças, no entanto, não preocupam o comandante, que pediu aos jogadores para não se ligarem no resultado dos outros jogos.

- Independentemente do que acontecer, temos de fazer o dever de casa. Estaremos preocupados apenas em conseguir um bom resultado contra o Goiás. Não adianta nada olhar outra partida se não fizermos a nossa parte – disse o treinador.

Ainda assim, a vitória garante matematicamente o Flamengo na Taça Libertadores de 2010. Com 63 pontos, O Rubro-Negro ficaria quatro à frente de qualquer time que termine a rodada na terceira colocação: ou o Palmeiras, que perdeu para o Grêmio na última quarta-feira, em Porto Alegre; ou Atlético-MG e Internacional, ambos com 56 pontos e que se enfrentam no Mineirão.


Sem grandes pretensões, Goiás é franco-atirador


No Alviverde, o técnico Hélio dos Anjos contará com o retorno do zagueiro Ernando, que cumpriu suspensão após expulsão na derrota diante do Atlético-MG. O time, no entanto, entra em campo após ter interrompido uma sequência de oito partidas sem vitória - na última rodada, derrotou o Santo André por 3 a 1, no Serra Dourada. Ainda assim, o Goiás entra em campo sem muitas pretensões. As chances de conseguir uma vaga na Libertadores são remotas, e a Copa Sul-Americana está praticamente garantida..


Ciente de que seu time fará o primeiro de dois jogos contra os principais candidatos ao título brasileiro (na rodada seguinte enfrenta o São Paulo, no Serra Dourada), o técnico Hélio dos Anjos tenta estabelecer uma meta própria .

- O Goiás não é o "fiel da balança", mas sim vai jogar por ele. Não quero saber de Flamengo e São Paulo. Temos 50 pontos, ainda não estamos garantidos na Sul-Americana, por exemplo. Falta uma vitória. Queremos terminar numa colocação melhor que a do ano passado, com mais pontos conquistados – diz ele, lembrando que o Esmeraldino terminou o Brasileirão de 2008 na oitava colocação, com 53 pontos. Atualmente está em nono lugar, com 50.

Apesar de ter usado um esquema 4-4-2 na vitória de domingo passado, Hélio deve apostar no 3-5-2 para enfrentar o Flamengo, com mais marcação para tentar segurar a força ofensiva de Petkovic, Zé Roberto e Adriano. O atacante Romerito, suspenso com três cartões amarelos, é o único desfalque.

PROVAVEIS EQUIPES:

Flamengo:


Bruno; Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelin e Juan; Airton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano. Técnico: Andrade


Goiás :
Harlei; Ernando, Rafael Tolói, Valmir Lucas e Vitor Rithelly; Fernando, Léo Lima e Júlio César; Felipe e Fernandão. Técnico: Hélio dos Anjos

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário: