sábado, 13 de agosto de 2011

FUTEBOL SÓ PARA OS GRANDES



A CBF E AS FEDERAÇÕES ESTÃO MATANDO CLUBES DE TRADIÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO
As denuncias da semana, que envolve a CBF e a FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL, trás a tona questões como a falência de Clubes tradicionais do futebol brasileiro, como o próprio Moto Clube e Tuna Luso do Futebol Maranhense.
Ao longo dos últimos 15 anos alguns Clubes do Futebol Nacional vem sumindo, do mapa das grandes competições, deixando o Futebol Brasileiro, geograficamente, na Região Sul e Sudeste.
Tivemos campeonato da Série “A” com até 7 Equipes do Estado de São Paulo. Veja como está distribuído o campeonato deste ano:
Nº DE CLUBES
ESTADOS
CLUBES
04
SÃO PAULO
PALMEIRAS, CORINTHIANS, SÃO PAULO E SANTOS
04
RIO DE JANEIRO
VASCO, FLAMENGO, FLUMINENSE E BOTAFOGO
03
MINAS GERAIS
CRUZEIRO, ATLÉTICO E AMÉRICA
02
RIO GRANDE DO SUL
GRÊMIO E INTERNACIONAL
02
SANTA CATARINA
AVAÍ E FIGUEIRENSE
02
PARANÁ
CORITIBA E ATLÉTICO
01
BAHIA
BAHIA
01
GOIÁS
ATLÉTICO
01
CEARÁ
CEARÁ

Equipes como as da Região Norte não participam há anos da Principal divisão do Futebol Brasileiro. As do Nordeste são poucas, uma ou duas é que ainda conseguem disputar a competição.
Na série “B” 2011, são 7 equipes do Estado de São Paulo. E aí sim, bom para o Nordeste que são 7 também. Mas da Região Norte, nenhuma.
TRADICIONAIS CLUBES DO NORTE E OS POBRES DO NORDESTE:
O Nacional de Manaus, O Clube do Remo do Pará, o Paysandu, o Moto Clube, a Tuna-Luso, aqui no Nordeste, o velho Santa Cruz de Recife, o CSA e CRB das Alagoas, os Clubes paraibanos como Treze, Campinense e Botafogo, o Sergipe de Aracaju, o Fortaleza, o América de Natal. Esses Clubes, mais de dez, estão sumindo e sucumbindo da CBF, por falta de apoios. Aqui para o Nordeste, ainda tem a salvação da Copa do Nordeste que está de volta, mesmo com os contra do Sport Club do Recife, que acham que são da elite do futebol Nacional “coitados”.
O que a CBF tem feito pelo Futebol Nacional?
A democrática Copa do Brasil seria a resposta, já que nesta competição aparecem clubes que não imaginaríamos nunca ouvir falar, como aquele que levou de 8x0 do Santos em 2010, nem me lembro o nome. Pobres Clubes desconhecidos que rezam ter um confronto com os clubes grandes do sul, para ter ao menos uma boa renda no ano.
FUTEBOL É NEGÓCIO DE TELEVISÃO
E aí se vende jogos para a Série “A” e “B”, para quem pode pagar e não é necessário ter Estádios Lotados, já que as rendas são garantidas com a venda de jogos para TV Aberta e Fechada. Daqui para alguns poucos anos, vão projetar Estádios, só com os Gramados, pois todos, ou muita gente vai ter assinatura de TV e não precisa pagar ingresso em Estádio, pois já pagam assinatura. Ou ainda, construir como Estão construindo Estádios com capacidade de apenas 40, 50, 60 ou no máximo 80 mil pagantes, como são os da Copa 2014. Fica a pergunta: E aqueles públicos de 120, 130 mil que superlotavam o Maracanã, Morumbi, Mineirão? O público amante do Futebol diminuiu nestes Estados? Não. A questão é a TV e  PRINCIPALMENTE AS DE ASSINATURA.
Até grupos de pessoas podem dividir assinaturas e assistirem jogos em casa ou no bar próximo a sua casa e não ter que ir a Estádios.
Em breve a continuação desta matéria...