sexta-feira, 10 de dezembro de 2010



Inovações na regra são a atração na vitória de paulistas sobre cariocas

Cartão azul, substituições ilimitadas e revisão de lances em vídeo foram utilizados pela arbitragem no amistoso em São Caetano do Sul

Por GLOBOESPORTE.COM São Caetano do Sul, SP


Várias inovações puderam ser testadas no amistoso entre cariocas e paulistas no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O jogo terminou com a vitória por 3 a 1 da equipe de São Paulo, mas as atenções estavam voltadas aos testes de novas regras para o futebol. Entre elas, o ritmo lento da partida não fez com que os treinadores sentissem necessidade de pedir os seus tempos técnicos de dois minutos, mas todas as outras novidades foram observadas.
A primeira inovação testada foi a utilização do vídeo em lances polêmicos no gol do Rio de Janeiro, marcado por Dedé. O técnico Vagner Mancini pediu que o lance fosse revisto e um colegiado formado pelo árbitro Salvio Spinola, os auxiliares Roberto Braatz e Ednilson Corona, o 4º árbitro Rodrigo Braghetto, o assistente de vídeo Walter José dos Reis, além dos dois capitães Carlos Alberto, pelos cariocas, e Elano, pelos paulistas. Todos concordaram que o lance foi legal com exceção de Braghetto. Por maioria de 6 a 1, a jogada foi validada. O reforço do Santos para 2011 não gostou muito:
- Parar o jogo é complicado. A gente pode ver o lance depois e chegar à mesma conclusão - avaliou Elano.
Neymar, por outro lado, não se incomodou muito e até teve a ideia de fazer uma comemoração em dose dupla: uma na hora do gol e outra na confirmação.
- A gente faz uma dancinha, vê se foi gol e faz outra dancinha - brincou o santista.
No segundo tempo, foi a vez de Zico, que comandou o time do Rio de Janeiro, questionar um lance. Neymar caiu na entrada da área em disputa com Dedé, e Salvio Spinola assinalou a falta. O colegiado foi conferir o vídeo e, por unanimidade, concordaram com o árbitro principal. Na cobrança, Baiano fez um belo gol.
- Não vi necessidade de pedir análise do lance da falta, mas provocamos isso para ver como funcionava. A inovação é válida, até porque não podemos em uma Copa do Mundo ter um gol não validado depois de entrar um metro ou um jogador carregar a bola com a mão na frente de todo mundo e não acontecer nada - explicou o Galinho.
Mancini não tinha pedido ainda alguma revisão na etapa final, mas, diante de outra reclamação dos cariocas de que a cabeçada de Somália teria entrado aos 26, ele cedeu a sua vez para provar que não havia sido gol. E, com exceção de Carlos Alberto, todos confirmaram que foi apenas escanteio. Com isso, nenhuma decisão da arbitragem foi alterada por causa do vídeo.
Carlos Alberto, capitão do Rio, e Elano, de São Paulo, analisam polêmica (Foto: Flávio Pereira / VIPCOMM)Carlos Alberto replay copa inovação
Quanto às substituições ilimitadas, os técnicos usaram e abusaram desta experiência. Jogadores entraram e saíram durante o tempo inteiro. Já o cartão azul pintou quase no fim do segundo tempo. O zagueiro botafoguense Antônio Carlos reclamou de um pênalti a favor dos paulistas e levou a advertência, em que teve que cumprir dez minutos no banco. Ele retornou pouco antes dos descontos.
A agitação da torcida no ABC paulista começou com a chegada de Neymar, que apareceu apenas durante a execução do hino nacional e começou no banco de reservas por conta do atraso. A partida em si correu em ritmo de treino. O primeiro lance importante aconteceu aos sete minutos, quando Dedé derrubou Dentinho na área. Zico não questionou e Elano bateu firme para abrir o placar.
Aos 15 minutos, um lance engraçado à beira de campo. O volante Baiano, do Guarani, deu um carrinho na lateral na tentativa de alcançar a bola e atingiu o auxiliar Roberto Braatz. O assistente, de brincadeira, pediu um cartão para o atleta. Aos 26, saiu o gol de empate de Dedé, protestado pelos paulistas e validado pelo colegiado. As chances se sucederam com destaque para uma boa jogada de Carlos Alberto que tentou encobrir o goleiro Gustavo e uma bomba de Elano. Ambas saíram pela linha de fundo.
No segundo tempo, aos 10 minutos, Baiano fez de falta, outro lance que foi contestado e validado. Pouco depois, acertou mais uma vez o travessão em nova cobrança. Neymar abusou das gracinhas, assim como Dentinho, e se irritou um pouco aos 26, quando acabou sendo xingado por alguns torcedores no momento em que foi substituído. Para encerrar o placar, aos 36, Mazola foi derrubado por Leandro Euzébio na área com direito a cartão azul para Antônio Carlos por reclamação. Pênalti que Neymar tentou dar uma paradinha, mas foi interrompido, levou amarelo e só depois bateu com categoria para dar números finais ao amistoso: 3 a 1.
A competição será disputada de 2010 a 2014, com cinco edições anuais. Ao término de cada uma delas será enviado um relatório à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Fifa. Para acompanhar o jogo, o torcedor trocou o ingresso por um quilo de alimento não perecível ou por um brinquedo. Toda a arrecadação será destinada às crianças carentes.
São Paulo iniciou com: Gustavo (Santo André); Paulo César (Prudente), Anderson (ex-Corinthians), Leandro Castan (Corinthians) e Diogo (São Paulo); Ralf (Corinthians), Baiano (Guarani), Elano (Santos) e Bruno César (Corinthians); Mazola (Guarani) e Dentinho (Corinthians). Entraram ainda: Neymar (Santos), Juninho Paulista (ex-São Paulo e dirigente do Ituano) e Fabrício (base do Corinthians).
Já o Rio de Janeiro foi formado por: Rafael (Fluminense); Léo Moura (Flamengo), Dedé (Vasco), Leandro Euzébio (Fluminense) e Marcelo Cordeiro (Botafogo); Fernando Bob (Fluminense), Somália (Botafogo), Carlos Alberto (Vasco) e Tartá (Fluminense); Diego Maurício (Flamengo) e Somália (Duque de Caxias). Entraram ainda: Toró (ex-Flamengo), Antônio Carlos (Botafogo) e David (ex-Fluminense).
  FONTE:GLOBOESPORTE.COM