quarta-feira, 15 de dezembro de 2010



Ex-presidentes do Fla aprovam a unificação de títulos nacionais

Marcio Braga e Kléber Leite dizem que decisão da CBF é coerente

Por Richard Souza Rio de Janeiro

A decisão da CBF de reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro, foi bem vista por ex-dirigentes do Flamengo. Santos e Palmeiras passam a ser os detentores do maior número de títulos brasileiros - oito cada -, superando o Rubro-Negro e o São Paulo, que têm seis (considerado o título da Copa União de 87 para o clube carioca).
Para Marcio Braga, recordista de mandatos na presidência do clube (seis), a decisão é justa.
- Foi uma decisão inteligente, que acaba com essa discussão no futebol de quem é tri, penta, hexa. É uma questão de bom senso, como considerar o Fluminense tricampeão. Sem sombra de dúvidas, Santos e Palmeiras foram grandes equipes e grandes campeões. Finalmente uma decisão correta da CBF – disse.
Mandatário do Flamengo entre 1995 e 1998, Kléber Leite também se mostra favorável. Segundo ele, é o reconhecimento de títulos que se equivalem ao Campeonato Brasileiro.
- Isso é muito pessoal. Eu respeito o ponto de vista de quem defende que a Taça de Prata era um Brasileiro. De certa forma, faz um certo sentido. É viável, equivalia ao Brasileiro. Como alguém vai argumentar? A Supercopa da Libertadores é um exemplo. Ela não existe mais, mas já foi a competição mais importante do continente, até mais do que a Libertadores, pois reunia os campeões da Libertadores. Deixou de existir, mas como você vai deixar de considerá-la? – argumentou.
 
Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense também passam a ter mais um título brasileiro cada no currículo.
O Santos é o maior beneficiado com a posição da CBF e passa a ter reconhecidos como títulos nacionais cinco triunfos na Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e um no "Robertão", também chamado de Taça de Prata (realizado de 1967 a 70). O Palmeiras, com mais quatro títulos incorporados (dois de cada competição), também se torna octacampeão. Em 1967, o Alviverde venceu as duas competições.

Com a decisão, o Bahia passar a ser considerado oficialmente o primeiro campeão brasileiro, mérito que pertencia até então ao Atlético-MG, vencedor do Campeonato Brasileiro de 1971.