terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fluminense recebe a taça em festa marcada por provocação corintiana

Sanches faz crítica indireta ao campeão e é vaiado por torcedores tricolores no Prêmio Craque do Brasileirão. Conca recebe três troféus

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Um dia depois de comemorar o título brasileiro depois de 26 anos, os jogadores do Fluminense puderam concretizar o sonho de erguer a taça de campeão nacional de 2010. Entregue pelas mãos de um torcedor ilustre do Corinthians, clube que disputou o troféu com o Tricolor carioca até a última rodada. Fred e Conca, ladeados por seus companheiros, receberam o troféu do presidente Luis Inácio Lula da Silva no encerramento do Prêmio Craque do Brasileirão, realizado na noite desta segunda-feira, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro.
Fluminense craque do brasileirãoGanhador de três troféus no Prêmio Craque Brasileirão, Conca segura a taça mais cobiçada ao lado de Ricardo Berna: a de campeão nacional de 2010 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
E a luta entre os dois clubes esteve no centro do momento mais polêmico, que teve o presidente do Corinthians como protagonista. Chamado ao palco como parte da homenagem ao centenário do clube, Andrés Sanches provocou indiretamente o Fluminense.
- Quero parabenizar Fluminense, Coritiba e ABC, que foram campeões. Eu sei o que é cair para a Segunda Divisão, porque eu caí com meu time. Mas tenho orgulho de ter voltado à Primeira Divisão pela porta da frente - disse, fazendo uma menção, sem citar o nome do Tricolor carioca, ao fato do Flu não ter disputado a Série B, passando diretamente da Terceira Divisão para a Primeira em 2000 com a criação da Copa João Havelange.
Na primeira fila, o presidente do Flu, Roberto Horcades, balançou a cabeça em sinal de desaprovação. E os torcedores do clube carioca presentes ao Theatro Municipal vaiaram intensamente o dirigente corintiano, que alegou não estar se referindo ao adversário antes de decidir encerrar o seu curto discurso diante dos protestos. E teve que ouvir um coro ironizando o fato do time paulista não ter conquistado títulos relevantes em seu centenário.
- É 'centernada'. É 'centernada' - gritaram os tricolores.
Destaque do Fluminense na competição, o argentino Conca foi o grande vencedor da noite. Além de ser escolhido o melhor meia pela esquerda, o camisa 11 do Fluminense ganhou o prêmio de principal jogador da competição e foi eleito pelos internautas o craque da galera.
Apesar de ficado sem a taça, o Corinthians foi o clube com maior número de representantes na seleção do Brasileirão 2010, com três nomes: Roberto Carlos, Elias e Jucilei. O campeão Fluminense e o vice Cruzeiro foram as outras equipes com mais um de eleito: Mariano e Conca pelo Flu, e Fábio e Montillo pelo time mineiro. Grêmio (Jonas), São Paulo (Miranda), Santos (Neymar) e Vasco (Dedé) também contaram com nomes entre os premiados. A revelação da competição foi do Timão - Bruno César. E o Flu teve o melhor técnico do Nacional: Muricy Ramalho, vencedor do prêmio em cinco das seis edições.
ronaldo, prêmio craque do brasileirãoRonaldo foi homenageado pelo conjunto de sua
carreira (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Ronaldo foi um dos homenageados da noite. Muito emocionado com a apresentação de imagens de sua carreira, o atacante destacou o orgulho de ter defendido a seleção brasileira por 12 anos (de 1994 a 2006) e disse que espera servir de exemplo para as crianças do Brasil.
Campeões da Série B e C, respectivamente, Coritiba e ABC também receberam seus troféus no palco do Theatro Municipal. O Bahia, que retorna à elite do futebol nacional em 2011, foi lembrado pelo apoio de seus torcedores, que receberam o título de "torcida de ouro 2010".
Os campeões mundiais em 70 também foram homenageados, recebendo medalhas, entregues pelo presidente de honra da Fifa, João Havelange. E o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, anunciou a criação de um fundo de pensão voltado para os ex-jogadores.
Premiados:
Goleiro: 1) Fábio (Cruzeiro); 2) Victor (Grêmio); 3) Jefferson (Botafogo)
Lateral-direito: 1) Mariano (Fluminense); 2) Léo Moura (Flamengo); 3) Jonathan (Cruzeiro)
Zagueiro pela direita: 1) Dedé (Vasco); 2) Alex Silva (São Paulo); 3) Chicão (Corinthians)
Zagueiro pela esquerda: 1) Miranda (São Paulo); 2) Réver (Atlético-MG); 3) Leandro Euzébio (Fluminense)
Lateral-esquerdo: 1) Roberto Carlos (Corinthians); 2) Kleber (Inter); 3) Diego Renan (Cruzeiro)
Volante pela direita: 1) Jucilei (Corinthians); 2) Fabrício (Cruzeiro); 3) Willians (Flamengo)
Volante pela esquerda: 1) Elias (Corinthians); 2) Arouca (Santos); 3) Marcos Assunção (Palmeiras)
Meia pela direita: 1) Montillo (Cruzeiro); 2) D'Alessandro (Inter); 3) Paulo Baier (Atlético-PR)
Meia pela esquerda: 1) Conca (Fluminense); 2) Bruno César (Corinthians); 3) Douglas (Grêmio)
Atacante 1: 1) Jonas (Grêmio); 2) Thiago Ribeiro (Cruzeiro); 3) Eder Luis (Vasco)
Atacante 2: 1) Neymar (Santos); 2) Kleber (Palmeiras); 3) Loco Abreu (Botafogo)
Treinador: 1) Muricy Ramalho (Fluminense); 2) Cuca (Cruzeiro); 3) Renato (Grêmio)
Craque do campeonato: Conca (Fluminense)
Revelação: Bruno César (Corinthians)
Craque da galera: Conca (Fluminense)
Árbitro: 1) Sandro Meira Ricci; 2) Carlos Eugênio Simon; 3) Paulo César de Oliveira
FONTE:GLOBOESPORTE.COM