sexta-feira, 20 de maio de 2011

SERIE "B" DÁ LARGADA HOJE


Com apenas dois campeões estaduais, Série B promete equilíbrio
Luta por um lugar na elite começa nesta sexta-feira sem grandes favoritos. Com sete participantes, Nordeste tenta mostrar sua força


O sonho de todos é conseguir uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2012. E o caminho promete ser bem equilibrado. A Série B começa nesta sexta-feira sem um grande favorito, como foram Coritiba, Vasco e Corinthians nos últimos anos. Dos 20 participantes, apenas ABC e ASA sagraram-se campeões estaduais neste ano.
São muitos os times que entram na competição com uma baita ressaca. Como quase todos os favoritos fracassaram no primeiro semestre, a competição é vista por muitos como a oportunidade ideal para salvar a temporada. Criciúma, Goiás, Sport e Vitória perderam decisões regionais há menos de uma semana e veem na Série B a oportunidade de reencontrarem o caminho das vitórias. O caso do Paraná, por exemplo, é ainda pior. O Tricolor foi rebaixado no Campeonato Paranaense e tenta se reencontrar.



Com o momento ruim dos mais tradicionais, é difícil apontar favoritos nesse início de campeonato. Mas os times com mais torcida e tradição largam na frente, na opinião dos especialistas. O jornalista José Ilan, do GLOBOESPORTE.COM, acredita em um grande equilíbrio na competição, mas aponta seus candidatos ao acesso.

-  Vejo no primeiro escalão de favoritos ao título Vitória, Sport, Goiás e Ponte Preta, que, além de chegarem com bons times, têm tradição e força jogando em casa. Logo abaixo, muita gente além deles vai brigar pelo acesso: Portuguesa, ABC, Náutico e Criciúma aparecem como sérios candidatos. E aposto que pelo menos mais um ou dois paulistas do interior vão pintar fortes também. Guarani e Americana são minhas apostas – frisou Ilan.

Opinião parecida tem Felipe Ribbe, blogueiro do ‘Revista Série B’. O jornalista do SporTV, no entanto, acredita que, a princípio, o Nordeste dará o tom da competição.

- Acho que será a Série B mais disputada da era dos pontos corridos. Diferentemente dos últimos anos, nenhum clube se sobressai. Vitória, Sport e Náutico têm os melhores elencos. O ABC, que é um clube muito organizado fora de campo, pode surrpeender. Entre os paulistas, Portuguesa e Ponte Preta sempre chegam bem – disse Ribbe, que também apontou o Duque de Caxias como uma equipe que “deve incomodar”.

Entre os clubes que devem se preocupar com o rebaixamento, Ribbe aponta dois novatos na competição.

- Ituiutaba e Salgueiro têm os times mais fracos. Além disso, são clubes que jogarão fora de casa (Ituiutaba jogará em Varginha, enquanto o Salgueiro vai mandar seus jogos no Recife até agosto) – ponderou o jornalista, que também destaca Barueri e Icasa como candidatos à degola.

De volta à Série B após 11 anos na elite, o Goiás precisa se movimentar, na opinião do blogueiro. O time tem poucos nomes conhecidos e ainda pode perder o zagueiro Rafael Tolói, sua maior revelação nos últimos anos, no meio do ano.

As grandes incógnitas são Americana e Paraná. A equipe paulista aposta nos medalhões para fazer uma boa campanha. Contratou nomes como Dodô, Paulo Sérgio (ex-Vasco) e Alê (ex-Atlético-MG) para a disputa. Se a fórmula não é garantia de sucesso, pelo menos é uma atração a mais para a competição. Já o clube paranaense, que teve um péssimo início de ano e foi rebaixado no estadual, procurou se reforçar com destaques dos campeonatos paranaense e paulista para tentar voltar à elite do futebol brasileiro.


Confira como vem o time potiguar para a disputa:
ABC: os contratados
Kauê (Lateral-esquerdo) São Bernardo-SP
Samuel (Lateral-direito) Mirassol
Nêgo (lateral-direito) Bragantino
Makelele (volante) Pelotas-RS
Marcus Vinícius (volante) Linense-SP
Diego Barboza (meia) Paulista
Chimba (meia) Paraná
Victor Hugo (meia) Santos
Malaquias (atacante) Ituano
Elionar Bombinha (atacante) São Bernardo-SP
Rafael Martins (atacante) Pão de Açúcar-SP
Max (zagueiro) Ipatinga

A rodada: abertura da Série B tem velho conhecido da elite e estreante
Figurinha presente na Primeira Divisão nos últimos anos, Goiás reestreia na Segundona. Já o Salgueiro-PE joga a competição pela primeira vez
A emoção do Campeonato Brasileiro está de volta. E os primeiros torcedores a verem a bola rolar são os da Série B, que terá sua abertura nesta sexta-feira com três jogos. Em Goiânia, o Goiás, integrante da Série A desde 2000, volta à Segundona após ser rebaixado em 2010. O time esmeraldino encara o Grêmio Barueri-SP. Ainda jogam o estreante Salgueiro-PE contra o São Caetano-SP e Bragantino-SP x ABC-RN.

 Goiás x Barueri (às 21h, no Serra Dourada)

No Goiás, vice-campeão estadual, o técnico Artur Neto comandou um treinamento nesta quinta, visando à partida de estreia. A única mudança em relação ao time que decidiu o título estadual será a volta do meia Marcelo Costa, que entrou na vaga do jovem meia Robert durante a atividade. O lateral-direito Douglas, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa, voltou a treinar. Já o atacante Hugo, curado de uma lesão no púbis, também correu em volta do campo.
Pelo lado do Grêmio Barueri, que foi rebaixado no Campeonato Paulista, muitas incertezas. O time, que deixou a cidade de Presidente Prudente e voltou para Barueri, está com 42 jogadores no elenco, mas muito serão dispensados nos próximos dias. Chegaram o atacante Pedrão, que é o maior artilheiro da história do clube, com 123 gols, e o lateral-direito Maurinho, ex-Cruzeiro e Santos. O treinador será Sérgio Soares, ex-Santo André, e o projeto está sendo conduzido pelo ex-preparador físico da Seleção Brasileira, Moraci Sant'Anna, que agora é diretor de futebol.

Salgueiro x São Caetano (às 21h, no Cunhão)

Sétimo colocado no Campeonato Pernambucano deste ano, o Salgueiro faz a sua estreia na Série B jogando em casa contra o São Caetano. A equipe pernambucana garantiu o acesso no ano passado depois de ficar com a quarta colocação na Série C do Brasileiro. O Azulão, por sua vez, fez uma campanha razoável no Campeonato Paulista e ficou a uma posição de se classificar para as oitavas de final.

Bragantino x ABC (às 21h, no Nabi Abi Chedid)

O Bragantino, ao contrário do São Caetano, lutou contra o rebaixamento e conquistou dois pontos a mais do que o São Bernardo, o melhor colocado entre os rebaixados. Na Série B do ano passado, o time de Bragança Paulista foi o oitavo e agora tenta melhorar a posição para sonhar com a Primeirona. Já o ABC aposta na continuidade do bom ano que vem tendo. A equipe potiguar foi a campeã estadual em 2011 e quase eliminou o Vasco na Copa do Brasil.

Confira ao lado a primeira rodada da Série B:

Fonte: globoesporte.com