segunda-feira, 16 de maio de 2011

MAIS CAMPEÕES ESTADUAIS


Solta o grito de 'é campeão': sete torcidas comemoram no domingo
Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Bahia de Feira, Chapecoense, Inter e Santa Cruz dão a volta olímpica em dia de muito nervosismo e emoção
O domingo foi de muita festa no futebol brasileiro, com sete campeonatos estaduais chegando ao fim. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina, foi realizada a segunda partida da final. Os gaúchos tiveram a decisão mais extensa, com o campeão Inter saindo nas cobranças de pênaltis. Mas, não com menos emoção, também levantaram a taça Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Santa Cruz, Bahia de Feira e Chapecoense.
Na Vila Belmiro, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 e faturou o 19º título, diminuindo a diferença para o time do Parque São Jorge, que tem 26. O bicampeonato paulista é mais um feito da vitoriosa geração dos Meninos da Vila, que hoje têm em Neymar a sua maior estrela. O craque, para finalizar a campanha em grande estilo, deixou a sua marca. Arouca abriu o placar na partida que ofereceu mais um troféu para a grande coleção do técnico Muricy Ramalho.
Em Minas Gerais, a festa foi do Cruzeiro. Mas foi sofrido. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, a equipe de Cuca deu a volta por cima e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto. Foi a 36ª conquista estadual da equipe celeste, que diminui a vantagem do Atlético-MG, hoje com 40 títulos.
O nervosismo também deu o tom no Rio Grande do Sul. Depois de perder para o Grêmio no duelo de ida, no Beira-Rio, por 3 a 2, o Inter devolveu o placar neste domingo, no Olímpico, e levou a melhor nos pênaltis, conquistando o 40º troféu gaúcho e aumentando a diferença para o rival tricolor, que já foi campeão 36 vezes.
A festa mais surpreendente aconteceu na Bahia, onde o Bahia de Feira bateu o favorito Vitória por 2 a 1, no Barradão, num duelo digno de Davi x Golias. Foi o primeiro título da história do time do interior, que impediu o pentacampeonato rubro-negro. O Vitória segue com 26 conquistas.
Em Goiânia, o equilíbrio marcou a decisão entre Atlético-GO e Goiás. O jogo de ida e o de volta terminaram 1 a 1. E, como o Dragão fez a melhor campanha da primeira fase, faturou o bicampeonato, um feito inédito na sua história. Foi a 12ª conquista estadual do clube rubro-negro, que diminui a vantagem do rival, que tem 22 títulos.
No Catarinense, a festa foi do Chapecoense, que venceu o Criciúma por 1 a 0 e faturou a quarta taça da sua história. O mais curioso é que o Chapecoense, rebaixado em 2010, disputaria a Segunda Divisão nesta temporada. Mas se beneficiou da desistência do Atlético de Ibirama para retornar à elite e dar a volta olímpica. O Criciúma segue com nove títulos.
No jogo de maior público este ano no Brasil (62.243 presentes), o Santa Cruz foi derrotado pelo Sport (1 a 0), mas mesmo assim voltou a gritar "campeão" depois de seis anos, impedindo o hexa do Leão, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 0. O Santa vai a 25 títulos, contra 39 do rival.

Por fim, no sábado, o Brasiliense levantou o título do Distrito Federal, o sétimo da sua história, ao empatar com o Gama por 1 a 1 no estádio Serejão, em Taguatinga. O Gama ainda é o maior campeão do DF, com dez conquistas.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM