sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Armandão: Liedson garante Timão na liderança e é o craque da rodada#22

Atacante é decisivo ao marcar duas vezes na virada do Corinthians sobre o Flamengo. Herrera brilha e mantém o embalo do Botafogo no Brasileirão
Um dos jargões futebolísticos mais usados sugere que grandes jogadores provam o seu valor em grandes confrontos. Foi exatamante com esse espírito que Liedson fez a diferença para manter o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de pura precisão, o centroavante levou o Timão a derrotar o Flamengo de virada (2 a 1) e, com isso, foi apontado como o craque da 22ª rodada da competição, de acordo com as notas do Troféu Armando Nogueira ao receber 8,5.
Com uma importante vitória fora de casa, o Grêmio encaixou dois representantes na seleção da rodada. Mostrando uma regularidade que não vinha tendo com a camisa do Fluminense, o lateral-esquerdo Julio Cesar foi decisivo para o triunfo gremista por 2 a 1 sobre o Bahia. Com a sua categoria peculiar, Douglas comandou o time gaúcho em Salvador e exibiu o seu repertório de jogadas plásticas.
No Engenhão, ainda na quarta-feira, quem roubou a cena foi o argentino Herrera. Com dois gols, o atacante abriu o caminho para o triunfo do Glorioso por 4 a 0 sobre o Ceará. Com um jogo coletivo admirável, a equipe treinada por Caio Júnior tem revelado uma maturidade de quem realmente brigará pelo caneco no fim do ano.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
GOLEIRO
Curiosamente, o melhor goleiro da rodada saiu de campo com derrota. Com quatro defesas de enorme dificuldade, Felipe evitou que o Flamengo deixasse o Pacaembu goleado pelo Corinthians. O arqueiro rubro-negro foi sinônimo de agilidade na maioria das jogadas. Só não foi páreo para as certeiras finalizações de Liedson. Pelo conjunto da obra, o camisa 1 garantiu a nota 7,5. Quem também brlhou na quinta-feira foi Victor. O goleiro do Grêmio foi dos responsáveis para que o Tricolor gaúcho saísse vencedor diante do Bahia. Outro que merece a citação é Fernando Prass, que brecou a eficiência do ataque do Coritiba e se destacou na vitória do Vasco por 2 a 0.
LATERAL-DIREITO
Assim como fazem os mineiros, o Fluminense vem comendo pelas beiradas neste momento do Brasileirão. E a reação tem muito a ver com a subida de produção de Mariano. O lateral-direito foi peça-chave para que o Tricolor carioca alcançasse o seu terceiro êxito consecutivo na competição. Com boas arrancadas, apesar de atuar todo o segundo tempo no sacrifício - visivelmente lesionado -, Mariano foi excelente opção ofensiva e tramou boas jogadas com Rodrigo pelo seu setor. Aproveitando os espaços deixados pela retaguarda do Cruzeiro, deu um belo cruzamento para que Marquinho convertesse o segundo gol do Flu na vitória por 2 a 1. Nota 7,5 para ele. Bruno Vieira (Figueirense), Marcos (Bahia) e Wellington (São Paulo) saíram-se muito bem na rodada.
ZAGUEIROS
Com mais uma atuação sóbria, Chicão foi um dos pontos altos da virada corintiana sobre o Flamengo. Eficaz nas antecipações e tranquilo na marcação a Deivid, o capitão do Timão ainda ajudou Alessandro na cobertura para vigiar Ronaldinho Gaúcho. De quebra, o xerifão ainda usou sua capacidade nas cobranças de falta para carimbar o travessão rubro-negro e ganhou a nota 7 pela boa atuação. Com a mesma avaliação, seu companheiro de zaga na rodada é Rhodolfo. Na festa programada para o milésimo jogo de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo, o defensor se sobressaiu ao anular o ataque do Atlético-MG no triunfo tricolor por 2 a 1. Essa é sua quinta aparição em seleções da rodada. Gustavo (Botafogo), Rodrigo Moledo (Internacional) e Leandro Castan (Corinthians) também fizeram bonito.
LATERAL-ESQUERDO
Outro time que vem reagindo gradativamente é o Grêmio. E essa evolução veio junto da chegada de uma cara nova. Contestado no Fluminense, Julio Cesar tomou conta da lateral esquerda gremista e teve papel fundamental para a vitória sobre o bahia. Foi dele o cruzamnento na cabeça de Brandão no primeiro gol dos gaúchos. A boa apresentação rendeu-lhe a nota 7,5. Quem surpreendeu pela desenvoltura depois de longo tempo inativo foi Everton, do Botafogo. Improvisado na lateral, ele substituiu Márcio Azevedo e cruzou para dois gols de sua equipe diante do Ceará. Ramon (Corinthians) é outro jogador da posição que teve destaque na rodada.
VOLANTES
A dupla de volantes da rodada está num momento iluminado. Recém-convocados por Mano Menezes para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Argentina, os jovens Casemiro e Rômulo têm exibido futebol de jogador veterano e ganharam a nota 7,5. A revelação do São Paulo tem apenas 19 anos, mas não deixa de ser um líder em campo, revelando destreza para defender e atacar com eficácia. Numa dessas subidas, Casemiro roubou a bola que originou no gol de Lucas logo no primeiro minuto contra o Galo. Rômulo não fica atrás quando o assunto é jogar de cabeça erguida. Na vitória cruz-maltina por 2 a 0 sobre o Coxa, ele deu volume de jogo ao time e ainda foi letal ao aproveitar de cabeça uma cobrança de falta bem executada por Juninho Pernambucano. Renato (Botafogo) e Bida (Atlético-GO) ganham menção honrosa pelo futebol que desempenharam neste meio de semana.
MEIAS
O setor de criação da seleção da rodada vem da dupla Gre-Nal. Apesar de ter desperdiçado um pênalti, Douglas ditou o ritmo do Grêmio no triunfo contra o Bahia. O camisa 10 desfilou lances de genialidade, como o elástico que deu em Paulo Miranda na jogada que originou o segundo gol gremista, marcado pelo argentino Escudero. Pela categoria demonstrada e a malícia ao ser derrubado fora da área e conquistar um pênalti (erro grave da arbitragem), o meia do Imortal faturou a nota 7,5. Pelo lado colorado, o brilho intenso ficou por conta de Oscar, mais um convocado por Mano Menezes. A joia do Internacional protagonizou o golaço da rodada ao dar um belo drible em Marcos Rocha e bater colocado no ângulo do goleiro Neneca, que nada pôde fazer. Foi o último gol do Inter, que bateu o América-MG por 4 a 2. O herói do título mundial da seleção sub-20 obteve a nota 7. Juninho Pernambucano (Vasco), Maicosuel (Botafogo) e Escudero (Grêmio) também desfilaram um bonito futebol na rodada.
ATACANTES
Infalível. Em uma palavra pode ser resumida a atuação de Liedson na heroica vitória corintiana por 2 a 1 sobre o Flamengo. Com o pé calibrado, o centroavante não titubeou nas duas melhores oportunidades que teve e mostrou o seu poder de decisão para assegurar a liderança do Timão após o término da rodada 22. A exibição rendeu a nota 8,5 ao atacante, além do segundo prêmio "Armandinho", dado ao craque de cada rodada. Ele havia conquistado o mesmo na sexta rodada, quando marcou três vezes na goleada do Corinthians por 5 a 0 sobre o São Paulo. A garra argentina a serviço do Botafogo. Este é Herrera, que mais uma vez teve participação crucial na vitória de sua equipe. Foram dele os dois primeiros gols nos 4 a 0 do Glorioso sobre o irregular Ceará.  Por isso, o raçudo atacante fez valer a nota 8. Dagoberto (São Paulo) e Brandão (Grêmio) são outros homens de frente com destaque na rodada.