domingo, 3 de abril de 2011

MAIS UM CLÁSSICO REI


A batalha entre dois invencíveis

Que os clássicos são os momentos em que os grandes jogadores crescem, todos sabem. Se é também o momento dos grandes treinadores, tanto Leandro Campos quanto Flávio Lopes podem dizer que, no Rio Grande do Norte, os dois têm do que se gabar. Os comandantes de ABC e América na partida de hoje, válida pelo segundo turno do campeonato estadual, nunca perderam o maior clássico do futebol potiguar. Nesta tarde, no Frasqueirão, o tabu pode cair para um dos dois técnicos.
júnior santosLeandro Campos tem levado a melhor nos clássicos diante do América e busca outro resultado positivo
Flávio Lopes teve duas passagens pelo futebol potiguar. Em 2003, quando estava praticamente acertado para comandar o ABC após a demissão de Fito Neves, o técnico preferiu aceitar a proposta do Marília e seguiu para São Paulo. Em 2005, contudo, Flávio Lopes chegou ao ABC e conseguiu levar o grupo comandado pelo goleador Sérgio Alves ao título estadual. O aproveitamento do técnico foi de 85,41% dos pontos em disputa, o que é, até hoje, um dos melhores aproveitamentos da história do campeonato estadual. O desempenho não foi repetido em 2009, quando Flávio Lopes não conseguiu ajudar o ABC a se livrar do rebaixamento para a série C como lanterna da competição. As duas passagens tiveram resultados quase que opostos, mas não contra o América.

Em 2005, quando América e ABC disputavam a série C, as equipes se enfrentaram por quatro vezes no estadual. Na competição nacional, o ABC foi eliminado pelo Treze/PB e não chegou a enfrentar o alvirrubro. No estadual, no entanto, dos quatro jogos em disputa, o ABC venceu três e empatou um, todos com Flávio Lopes como treinador. Já na segunda passagem pelo ABC, bem mais curta do que a primeira do técnico pelo futebol potiguar, o treinador só enfrentou o América no segundo turno do campeonato estadual. Apesar de estar em péssima fase, o ABC conseguiu a vitória no Frasqueirão por 1 a 0, com um belo gol do meia (que atuou improvisado na ala) Sandro.

A história de Leandro Campos no clássico foi mais curta. O técnico gaúcho chegou ao ABC apenas na segunda metade do campeonato estadual de 2010 e, devido ao América estar na série B e o ABC na C, houve apenas  dois jogos oficiais entre as equipes  naquele ano. O ABC, comandado por Leandro Campos, venceu no campeonato estadual e houve um empate na primeira rodada da Copa do Nordeste. Neste ano, no primeiro turno do campeonato estadual, o ABC também venceu o alvirrubro por 1 a 0, com gol de Leandrão. Além das partidas oficiais, Leandro Campos também comandou o ABC contra o América em um amistoso em 1º de maio de 2010, quando Éderson fez o único gol da equipe que havia vencido o campeonato estadual e se preparava para a disputa da série B.

Para o clássico de domingo, os dois treinadores vêm embalados pelos bons resultados das últimas partidas, quando o América goleou o Assu por 5 a 0, e o ABC agradou a  torcida com um bom desempenho diante do Vasco, em empate válido pela Copa do Brasil. Além da motivação dos treinadores, que querem manter suas invencibilidades em clássicos, o América vai em busca, também,  de acabar com o jejum de vitórias sobre o rival. Até o momento, o tabu dura quatro jogos – ou 420 dias.