segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O PALMEIRAS SERÁ O CAMPEÃO. QUANDO...


Simulação baseada no histórico de confrontos prevê título do Palmeiras.




São Paulo, Flamengo e Inter estariam na Libertadores, e Atlético-MG fora do G-4. Fluminense seria rebaixado e Botafogo escaparia com tranquilidade.

O Brasileirão está em sua reta final e muitos torcedores ficam ansiosos para saber qual será a tabela ao fim das 38 rodadas.

Tendo como base os resultados históricos de cada duelo, utilizamos o simulador da competição para chegar a uma possível "tabela final". Segundo esses critérios, o Palmeiras seria o campeão, São Paulo, Flamengo e Inter terminariam no G-4, e o Atlético-MG ficaria a ver navios. Na parte de baixo, o Fluminense estaria rebaixado, e o Botafogo se livraria com uma certa tranqüilidade.

A fórmula para simular cada resultado é bem simples. Tomemos por exemplo a partida entre Palmeiras e Atlético-MG pela 37ª rodada, decisiva para os que brigam pelo título da temporada. O mando de campo é do time paulista. Na história do Brasileirão, foram 11 vitórias palmeirenses, dois empates e três vitórias do Galo quando o jogo tinha mando de campo do Palmeiras. Neste caso, "prevemos" que a próxima partida será 1 a 0 para os mandantes, pois no total de jogos no estádio alviverde há mais vitórias para os donos da casa do que empates ou triunfos dos alvinegros.

O resultado de 1 a 0 foi escolhido como padrão para jogos em que há um vencedor, e o placar de 1 a 1 para os jogos em que há empate. Um exemplo desse último caso é a partida entre Atlético-PR e Santos, que será disputada na 32ª rodada, na Arena da Baixada. No histórico do confronto, em jogos em que o mando de campo é dos paranaenses, o número de vitórias é o mesmo para os dois times: quatro. Para completar, o mesmo número de empates: quatro. Como não há um time com retrospecto melhor do que o outro, o placar adotado foi o padrão para empates: 1 a 1.

A simulação de jogos envolvendo Barueri, Avaí e Santo André foi um caso à parte. O Barueri disputa pela primeira vez a Série A do campeonato, logo não há um registro histórico de confrontos contra os demais times. A escolha mais coerente foi tomar como referência as partidas do primeiro turno, sem poder considerar obviamente a questão do mando de campo. Assim, por exemplo, para o confronto entre Barueri e Flamengo na 32ª rodada, o placar "previsto" foi empate em 1 a 1, já que na 13ª rodada os times empataram pelo mesmo placar no Maracanã. No caso de Avaí e Santo André, a mesma lógica foi utilizada nos jogos contra times que eles ainda não haviam enfrentado antes de 2009. Isso ocorreu porque o time catarinense participou de quatro edições (74, 76, 77 e 79) e o time paulista de apenas uma (1984).
   
COM A SIMULAÇÃO DA TABELA, O CAMPEONATO TERMINARIA ASSIM:
1 - PALMEIRTAS 67 Pts
2 - SÃO PAULO 64
3 - FLAMENGO 64                                                                                                  

4 - INTER 62
5- ATLÉTICO-MG 62
A PARTE DE BAIXO DA TABELA FICARIA ASSIM:
15-BOTAFOGO 50
16-CORITIBA 46
17-SPORT 39
18-SANTO ANDRÉ 39
19-NÁUTICO 35
20-FLUMINENSE 30    

AGORA. NÃO VENHAM ME PEDIR OS NÚMEROS DA MEGA-SENA. SÃO SÓ PROGNÓSTICOS COM A TABELA DO BRASILEIRÃO
Fonte:GLOBOESPORTE.COM                                                                                       





Nenhum comentário: