sábado, 30 de julho de 2011

Futebol Carioca em Alta


Dupla Herrera-Abreu se reencontra para devolver eficiência ao ataque

Com média de quase um gol por jogo atuando como titular, dupla do Botafogo anima Caio Júnior antes de partida contra o Cruzeiro
Apesar de estar vivo na luta por uma vaga na G-4, o Botafogo convive com alguns questionamentos. O principal deles é a falta de objetividade no ataque – foram 15 gols marcados em 12 partidas do Campeonato Brasileiro. Mas neste sábado, contra o Cruzeiro, em Sete Lagoas (MG), pela primeira vez na competição o Alvinegro contará com sua dupla de frente considerada ideal. Pouco mais de três meses depois de disputar sua última partida pela equipe, Loco Abreu se junta novamente a Herrera com a responsabilidade de concretizar o tão falado futebol ofensivo proposto pelo técnico Caio Júnior.
Desde que foi formada, no início de 2010, a dupla de gringos caiu nas graças da torcida. Os bons números e o título do Campeonato Carioca conquistado serviram apenas para aumentar a idolatria e reforçar a expectativa no reencontro, após o camisa 13 conquistar a Copa América com a seleção do Uruguai. Herrera e Loco Abreu disputaram 38 partidas formando o ataque titular do Botafogo. Foram 22 vitórias, nove empates e sete derrotas. Nestes jogos, foram 34 gols marcados, com 20 do uruguaio e 14 do argentino.
No entanto, as estatísticas poderiam ser ainda mais significativas se não fossem três longos períodos de "separação". No ano passado, Loco Abreu se ausentou do Botafogo para integrar a seleção do Uruguai na preparação para a Copa do Mundo da África do Sul. Em outubro de 2010, Herrera sofreu uma grave lesão no ombro que o afastou dos gramados por três meses. Em maio de 2011, Abreu esteve novamente fora para defender a Celeste, retornando na última quarta-feira com a Copa América na bagagem.
Caio Júnior conseguiu escalar Herrera e Abreu juntos em apenas seis das 21 partidas em que esteve à frente do Botafogo. A última delas, no empate em 1 a 1 com o Avaí, dia 20 de abril, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Por isso, poder contar com ambos novamente neste sábado dá ao treinador uma satisfação que ele não consegue esconder.
- A tendência é que o Herrera cresça ao lado do Abreu. Tira um pouco o peso de somente ele fazer gols. O Loco é um jogador específico de área e não tem problemas em assumir responsabilidades. Perdemos muito com sua ausência, mas ao mesmo tempo tivemos um período bom, com a equipe mostrando ser competitiva - observou.
O treinador destacou que a volta de Loco Abreu não serve apenas para reforçar o Botafogo dentro de campo, mas também no dia a dia do elenco.
- É sempre bom ter lideranças positivas. Nesse aspecto o time está crescendo com a chegada do Renato e com jogadores como Jefferson, Antônio Carlos, Marcelo Mattos, Herrera e Abreu. Essas lideranças têm que participar sempre. Eu cobro que os jogadores em alguns momentos falem, tomem posição. Os líderes precisam chamar o jogo e a responsabilidade. É muito importante para os mais jovens - destacou.

Fonte:globoesporte.com