sábado, 2 de julho de 2011

COPA AMÉRICA 2011


Na Europa, no Brasil, na Seleção... Por onde anda time da Copa de 2010

Depois de um ano da eliminação no Mundial da África do Sul, muita coisa mudou. Na Copa América, são nove os remanescentes da era Dunga
Há exatamente um ano, milhões de brasileiros choravam a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Depois de um primeiro tempo excelente e uma vitória parcial de 1 a 0, o time sofreu um apagão na etapa final e viu a Holanda virar o jogo, válido pelas quartas de final, para 2 a 1.
Aquele tropeço provocou a saída do técnico Dunga, substituído por Mano Menezes. Fez também com que o novo treinador buscasse um rejuvenescimento da Seleção e o retorno do jogo bonito. O aniversário da queda de 2010 é justamente um dia antes de Mano iniciar sua primeira missão em uma competição oficial: a Copa América. O Brasil estreia neste domingo, às 16h, contra a Venezuela, em La Plata.
E daquele grupo que fracassou no Mundial de 2010, nove jogadores seguem em alta com Mano Menezes. Os outros 14 estão espalhados pelo mundo. Alguns vivendo boa fase, outros na reserva e alguns até machucados.
- Vamos considerar a Copa América uma etapa do trabalho. Não chamamos de teste, não consideramos a palavra adequada, mas é uma referência para sairmos com valores mais definitivos de avaliação para o futuro - disse Mano Menezes.
Defesa foi o setor com menos mudanças após a Copa de 2010
Dos três goleiros que foram para o Mundial da África do Sul, apenas Julio César, que falhou no jogo da eliminação, em Porto Elizabeth, segue na Seleção Brasileira. Em alta no Inter de Milão, o camisa 1 é titular absoluto do time de Mano Menezes. Já Gomes segue como titular do inglês Tottenham, e Doni, em baixa, é reserva do também brasileiro Julio Sérgio no Roma.
A situação das laterais é bem melhor. Na transição de comando, os dois jogadores que atuam pela direita ganharam chance com Mano Menezes: Daniel Alves e Maicon. Só que houve uma inversão: Dani, destaque do Barcelona e reserva na Copa do Mundo, é titular absoluto. Ele esteve em todas as convocações. Maicon passou para a reserva.
Já os laterais esquerdos não tiveram mais chance. Gilberto, de 35 anos, segue no Cruzeiro e não teve mais chances até por conta da idade, já que a meta é o Mundial de 2014, no Brasil. Por outro lado, Michel Bastos, apesar das críticas no torneio, está na mira do italiano Juventus, mas ainda é jogar do francês Lyon. André Silva, que na reta final da Copa de 2010 perdeu a vaga com Dunga, é titular absoluto com Mano.
Julio Cesar gol Holanda jogo Brasil (Foto: Reuters)Julio César e Felipe Melo se atrapalham no primeiro gol da Holanda, na Copa de 2010 (Foto: Reuters)
O setor que menos sofreu mudanças foi a defesa. Dos quatro que foram para África do Sul, apenas Juan, que alterna bons e maus momentos no Roma, está fora. Lúcio, do Inter de Milão, segue como capitão, Thiago Silva, do Milan, agora é titular, e Luisão, do Benfica, continua buscando seu espaço.

Situação bem diferente quando o assunto é a contenção. Apenas Ramires, do Chelsea, teve chance com Mano. É titular absoluto. Gilberto Silva, do Grêmio, está fora pelo mesmo motivo do xará do Cruzeiro, a idade avançada. Felipe Melo, que ganhou o status de vilão no Mundial, segue no Juventus, mas tem sondagens do Real Madrid. E Josué está escondido no Wolfsburg, que lutou até a última rodada para não ser rebaixado no Alemão.
O setor de armação também mudou bastante. Kaká, reserva no Real Madrid, ainda não foi convocado por Mano, assim como Julio Baptista, que virou referência no espanhol Málaga, e Kleberson, transferido do Flamengo para o Atlético-PR. O único sobrevivente é Elano, campeão paulista e da Libertadores com o Santos este ano.
    Era Mano
    8 jogos
    Desde que assumiu o cargo em agosto de 2010, Mano Menezes comandou a Seleção Brasileira oito vezes, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas antes da Copa América.
    defesa, o forte
    2 gols sofridos
    A Seleção mostrou ter uma defesa sólida. Nos oito amistosos foram apenas dois gols sofridos, justamente nas derrotas por 1 a 0 para Argentina e França.
    o artilheiro
    Alexandre Pato
    O atacante do Milan, que perdeu espaço com Dunga na reta final da preparação para a Copa do Mundo, tem quatro gols na Seleção sob o comando de Mano Menezes.
Mais à frente, Robinho continua como uma das principais referências de ataque. Ele foi o símbolo da Era Dunga e tem tido boas chances com Mano. Na última temporada, ele esteve bem no Milan. Foi campeão italiano. Já Luis Fabiano, agora do São Paulo, segue no departamento médico. Sequer estreou. Nilmar teve chances com Mano, mas ficou fora da Copa América. Está de férias do Villarreal. Grafite, surpresa na convocação de Dunga, passou pelo mesmo problema que Josué, no alemão Wolfsburg.
E o comandante da Seleção Brasileira, por onde anda? Seu nome apareceu em algumas especulações do futebol brasileiro desde então, mas Dunga não acertou com ninguém. Segue no interior do Rio Grande do Sul, mas agora participa de apresentações com a Seleção do Tetra. Neste sábado, aliás, ele estará em Manaus para um jogo contra um combinado da cidade, o Manaus FC. Será uma partida preliminar à final da Copa dos Bairros, importante torneio da capital amazonense.

- Tive várias propostas, mas não foram no momento certo. Vou esperar o momento chegar naturalmente. Não tem que ter pressa para tomar a decisão. Vai ser no momento oportuno, quando tiver as melhores condições de trabalho - disse Dunga.

Fonte: globoesporte.com