quinta-feira, 21 de novembro de 2013

EM 2015...


Arena do Dragão será presente do Centenário


A construção da Arena América segue sem tropeços no seu andamento normal. É o que garante o presidente do Conselho Deliberativo do América, José Rocha. Depois do período de terraplenagem, o torcedor já começa a visualizar os avanços na colocação das peças pré-moldadas que dão forma ao estádio. Anteontem (20), a construtora deu início a mais uma fase do projeto, com a implantação das colunas de sustentação, da área onde serão montados os  120 camarotes. A previsão de entrega do estádio alvirrubro é em 2015, para marcar o centenário do clube.

Com capacidade para dez pessoas cada, todos os camarotes já foram vendidos. A previsão é que até o fim de dezembro seja concluída a etapa inicial da obra. O projeto final da Arena América prevê a capacidade total para 20 mil lugares, porém como é dividido por módulos, a utilização poderá ser feita com uma capacidade inferior.

Júnior Santos. A construção da Arena do Dragão ainda está nos seus estágios iniciaisA construção da Arena do Dragão ainda está nos seus estágios iniciais

Com a proximidade da abertura da Arena das Dunas e o contrato já assinado pela diretoria americana para mandar 70% dos jogos da equipe na nova praça esportiva de Natal, os responsáveis pelo projeto da Arena do Dragão resolveram desacelerar a construção, que significa o sonho de uma grande parcela dos torcedores alvirrubros.

As vendas dos camarotes garantiram a construção da primeira etapa do estádio. O clube pretende chegar, com a venda das cadeiras cativas, a um valor que possa fazer a conclusão de uma nova fase de obras, que contemplaria os 10 mil lugares necessários para a disputa da Série B em 2014. Após o término da atual temporada e com a eleição do novo presidente, a diretoria deve dar início à nova comercialização de cadeiras cativas. "Temos 300 cadeiras já vendidas e mais 700 para vender, com uma média de cinco mil reais cada uma. Isso vai gerar recursos que praticamente garantem a conclusão dessa fase da obra", diz o presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Rocha.

Se depender apenas do aporte financeiro gerado pela comercialização dos espaços na Arena do Dragão, segundo o conselheiro José Medeiros, a previsão é que o estádio esteja pronto dentro do primeiro semestre de 2015.

“Essa previsão só poderá ser modificada, caso agente consiga sucesso num aporte financeiro que estamos buscando. Dando certo isso a velocidade de construção vai aumentar bastante e possa ser que já possamos jogar no estádio em 2014”, ressaltou Medeiros.

Patrimônio intacto

Para Rocha, a expectativa é que no próximo ano o América possa utilizar seu estádio próprio. "A expectativa é que a partir do segundo semestre de 2014 a gente já possa ter alguns jogos lá, porque o América tem contrato com a Arena das Dunas e pode mandar 40% das partidas na Arena América e 60% na Arena das Dunas, mas esse número pode ser negociado. A nossa ideia é levar os jogos menores para a nossa casa, porque na Série B já podemos mandar jogos no estádio com a capacidade para 10 mil torcedores", estima.

Para José Medeiros, o mais importante dentro desse processo, é que o sonho está se concretizando de forma gradual, sem provocar o endividamento e evitando que o América tenha de se desfazer de parte do seu patrimônio para que o estádio seja erguido. A construtora responsável pela obra da Arena América é CIC Pré-fabricados.

Pelo contrato assinado com a OAS, para que o clube pudesse mandar seus jogos na Arena das Dunas, o torcedor associado e o proprietário de camarote terão direto a assistir jogos em cadeira na Arena das Dunas enquanto o estádio americano não ficar pronto. Rocha faz questão de destacar o papel da torcida na construção do estádio do clube.

“A Arena está sendo construída com dinheiro dos torcedores e sem diminuir o investimento no futebol. O torcedor tem contribuído muito. As bases das colunas, o cimento, tudo isso tem sido providenciado pelos próprios torcedores. Após a construção vamos fazer um memorial com o nome das pessoas que contribuíram, porque elas têm cooperado muito.

O torcedor que quiser contribuir com a construção da Arena América pode se dirigir até a sede social do clube, onde existe um estande, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h e fazer a sua doação.