sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FLAMENGO. CRISE SEM FIM!!!



Abel agrada, mas Fla cogita dar corda ao trabalho de Jayme de Almeida
Diante de escassez no mercado, ex-tricolor surge como único consenso, mas negociação é complicada. Solução caseira ganha força nos bastidores
Ainda atônita, a diretoria do Flamengo começa a planejar, sem muita pressa, o futuro do futebol do clube. Surpreendidos com o pedido de demissão de Mano Menezes - em momento algum cogitou-se mandá-lo embora -, os responsáveis pelo futebol passaram a noite ao telefone falando entre si, mais para tentar entender a posição do treinador do que para definir um substituto. Entre os nomes no mercado, um surge como consenso: Abel Braga. É sabido, porém, o alto custo e, principalmente, a dificuldade para convencer o ex-tricolor a voltar a trabalhar ainda em 2013. Diante disso, ganha força a possibilidade de dar corda ao interino Jayme de Almeida.
O ex-zagueiro comandará a equipe no próximo domingo, diante do Náutico, no Recife, pela 23ª rodada do Brasileirão. Uma vitória sobre o lanterna dará fôlego para continuidade nos confrontos com o Botafogo, pela Copa do Brasil, e Criciúma, ambos no Maracanã. Além disso, dá tempo para que os dirigentes mapeiem o mercado em busca de uma solução mais segura. A escassez de opções com essa característica, por sua vez, aumenta a corrente por Jayme, que tem o apoio do diretor executivo Paulo Pelaipe.
Em avaliação do mercado, nomes como Paulo Autuori e Celso Roth estão descartados. O primeiro é visto como um tiro no pé, após passagens frustrantes por Vasco e São Paulo recentemente. Já Roth é um nome que sequer esteve em pauta. Apesar de admirador confesso de seu trabalho, Paulo Pelaipe tem a exata no noção da rejeição ao treinador no Flamengo e no Rio de Janeiro de maneira geral, o que inviabiliza completamente a situação. A posição, por sinal, é antiga, e já tinha sido exposta pelo diretor executivo depois da demissão de Jorginho.
Sendo assim, Abel Braga surge como unanimidade. Um acerto, entretanto, é visto como improvável e nenhum contato foi estabelecido até o momento. Além de caro - recebia no Flu o dobro do que Mano no Fla -, o treinador já revelou a amigos o desejo de só voltar a trabalhar no início da próxima temporada e se mostra contrário à ideia de assumir um time no decorrer de uma competição. Paralelamente a isso, o assédio de clubes do Oriente Médio o deixa tranquilo para pensar com calma o futuro. A diretoria rubro-negra sabe de tudo isso, e começa a amadurecer o projeto de fazer Jayme um "novo Andrade".
No clube desde 2010, quando chegou a pedido de Vanderlei Luxemburgo, o auxiliar técnico permanente já comandou a equipe em três oportunidades: nos jogos seguintes às saídas do próprio Luxa, Joel Santana e Jorginho. Com dois empates e uma vitória, está invicto e carrega consigo aquela que deve ter sido a melhor atuação do Flamengo neste Brasileirão: 3 a 0 sobre o Criciúma, no Heriberto Hülse, pela quinta rodada.
A recordação da boa exibição em Criciúma, somada à identidade de Jayme com o Flamengo e à boa relação com os jogadores, tem sido levada em conta pela diretoria. Ainda não há decisão quanto à efetivação do ex-zagueiro, mas o panorama dá tempo e calma para que o mercado seja avaliado minuciosamente. No momento, o discurso é simples: se não for para contratar um nome indiscutível, a melhor opção será mesmo caseira.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM