quarta-feira, 18 de setembro de 2013

BRASILEIRÃO 2013



GUIA DA RODADA 22: 
muito além de uma final antecipada
Jogão entre Cruzeiro e Botafogo centraliza atenções de uma rodada que tem outros jogos muito importantes
Cruzeiro e Botafogo fazem o grande jogo da rodada

Lá em dezembro, quando soubermos quem é o campeão brasileiro de 2013, é bastante provável que olhemos para trás e pensemos neste 18 de setembro como uma data emblemática da luta pelo título nacional. O jogão entre Cruzeiro e Botafogo, no Mineirão, dirá muito sobre o que esperar do restante do campeonato. Se a Raposa vencer, dará enorme passo rumo à taça; caso o Alvinegro ganhe, ele impulsionará suas chances de ultrapassagem e também dará esperanças ao bloco de times atrás dele no campeonato - clubes como Grêmio, Atlético-PR e Inter.
E o melhor é que a rodada está longe de se resumir ao jogo com pinta de final em Belo Horizonte. Há outros jogos muito importantes, especialmente na luta contra o rebaixamento - casos de Vasco x Vitória e Criciúma x Fluminense. É impressionante: apenas seis pontos separam o sexto colocado, o campeão do mundo Corinthians, da zona de queda.
Destaque na rodada também para o encontro entre Coritiba e Goiás, dois times de campanhas quase gêmeas no campeonato, e para as partidas dos gaúchos. O Grêmio recebe o Santos e pode se aproveitar do duelo direto entre os dois primeiros colocados para se aproximar deles. O Inter visita o Bahia e tem a chance de entrar no G-4 - mas depende de tropeço do Atlético-PR, envolvido em outra partida muito interessante, contra o Flamengo, no Maracanã.

VASCO x VITÓRIA

QUARTA, 19H30M - SÃO JANUÁRIO
Houve um momento em que o Vasco parecia se livrar dos riscos de rebaixamento. Era engano. O time carioca entra na 22ª rodada entre os integrantes da área de queda, depois de perambular pelo grupo dos dez primeiros. Não é por acaso: nos últimos oito jogos, os cruzmaltinos só ganharam um. Nem a presença de Juninho Pernnambucano, o jogador de melhor média no campeonato até agora no Troféu Armando Nogueira, vem sendo capaz de amenizar a visível fragilidade da equipe. O momento é de enorme pressão. O goleiro Diogo Silva foi hostilizado por torcedores nesta terça-feira. Bater o Vitória é uma obrigação para o Vasco, até porque o adversário também batalha para não cair. O triunfo sobre o Náutico, na última rodada, foi muito importante para os baianos em pontuação, mas não necessariamente em confiança - até porque os rubro-negros tiveram que virar o jogo depois de sair perdendo em casa para o moribundo lanterna. Antes, eram seis rodadas sem vencer. Ney Franco ainda tenta encontrar a formação mais confiável. Vander e Escudero disputam lugar no meio. Luís Alberto joga. Cáceres e Neto Coruja estão fora, por lesão.
Cartola FC: ciente da importância da partida para tirar o Vasco da situação complicada em que se encontra, Juninho Pernambucano deve chamar a responsabilidade diante do Vitória. O craque custa apenas C$ 10,53. No time baiano, destaque para o goleiro Wilson, que é quem mais faz defesas difíceis no campeonato, com 44 até o momento. A média é boa (4,09), e ele deve trabalhar bastante jogando fora de casa. Custa C$ 12,07.
Arbitragem: Célio Amorim (SC), com Vicente Romano Neto (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
Você sabia que... a média de gols do confronto entre as duas equipes é de quase três por jogo? Foram 98 gols (50 do Vitória e 48 do Vasco) em 33 partidas - 2,9 por encontro.

GRÊMIO x SANTOS


QUARTA, 19H30M - ARENA GRÊMIO
É uma rodada estratégica para o Grêmio. Apesar da derrota para o Atlético-MG na última rodada, o clube gaúcho pode ver o título no fim do túnel, já que as duas únicas equipes na frente dele no campeonato (Cruzeiro e Botafogo) se enfrentam. Uma delas perderá pontos - ou ambas, no caso de um empate. A distância para a ponta é de nove pontos, e pode disparar para 12 ou cair para seis. Isso, claro, depende de uma vitória tricolor. O tropeço da última rodada freou uma forte campanha do time gaúcho. De qualquer forma, nos últimos nove jogos, foram sete vitórias - um aproveitamento de 77%, superior ao rendimento geral do Cruzeiro. Souza e Kleber voltam ao time comandado por Renato Portaluppi, que vê seu elenco fortalecido com a presença de Elano, recuperado de lesão. Ele deve ficar no banco justamente contra seu ex-time, que teve campanha de recuperação no Nacional prejudicada por duas derrotas seguidas nas rodadas mais recentes - para Flamengo e Botafogo, ambas por 2 a 1. São sete pontos de distância para o G-4, e o Peixe tem um jogo a recuperar. Não é delírio pensar em vaga na Libertadores, portanto. A boa notícia para o time praiano é o retorno do argentino Montillo, ausente desde o final de agosto. Ele teve uma lesão muscular na coxa. Arouca também deve começar o jogo. Por outro lado, o lateral-direito Cicinho, muito bem contra o Botafogo, está suspenso. Vale lembrar que as duas equipes se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e o Grêmio eliminou o Santos.
Cartola FC: Kleber é sinômino de intensidade dentro de campo. Briga, faz faltas, sofre faltas, faz gols... Por conta disso tudo, quando não tem problemas disciplinares, normalmente pontua bem. Seu preço não é tão caro assim: C$ 11,67. No Santos, vale apostar em Cícero. Com força ofensiva, ele tem sido uma das válvulas de escape do Peixe. Custa C$ 15,98 e tem feito 4,96 pontos por partida.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Você sabia que... as duas equipes não têm empatado recentemente? O Grêmio está há 12 jogos, ou um mês e meio, sem igualdades (desde 4 de agosto, o 1 a 1 com o Inter). O Santos tem nove partidas ou com vitórias, ou com derrotas.

CRICIÚMA x FLUMINENSE


QUARTA, 21H - HERIBERTO HÜLSE
Outro jogo de efeito-dominó, cujo resultado interessa a metade dos times que disputam o Brasileirão - dado o tamanho do grupo ameaçado pelo rebaixamento. O Criciúma não consegue desgarrar das proximidades da queda. Nas últimas rodadas, entrou em uma realidade curiosa: vai melhor fora de casa do que dentro de seu estádio, historicamente um alçapão para os rivais. A derrota de 1 a 0 para o Inter foi decepcionante para os catarinenses, agora sob risco de entrar no Z-4 nesta rodada - só não estão entre os quatro últimos por causa dos critérios de desempate, já que a pontuação é a mesma do Vasco. A diretoria do Tigre tenta inflamar sua torcida com promoções. A compra de uma camisa (R$ 164,00) dá direito a um ingresso, que custa a bagatela de R$ 100,00 fora da oferta. João Vítor, Elton e Ewerton Páscoa são possíveis retornos no Criciúma, que segue sem o goleiro Galatto, lesionado. No Flu, a situação é um pouco mais animadora. São quatro jogos sem perder: empates com Atlético-MG e Atlético-PR e vitórias sobre Bahia e Portuguesa. Na última rodada, contra a Lusa, o time foi bipolar: muito mal no primeiro tempo, bem melhor na etapa final, quando conseguiu a virada. Vanderlei Luxemburgo, ainda sem Fred, pode manter a equipe que jogou sábado, mas depende da recuperação de Rafinha. Se ele não tiver condições de jogo, Igor Julião é a opção.
Cartola FC: o atacante Lins é o destaque do Tigre nesta temporada. Com cinco gols no Brasileiro, costuma se dar bem quando atua no Heriberto Hülse. Sua média no Cartola é de 5,86 pontos. No Fluminense, além de participar de boa parte das principais jogadas, Rhayner costuma pontuar bem devido ao alto número de faltas que sofre. Também tem um bom preço no mercado cartoleiro: custa C$ 7,03.
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).
Você sabia que... o Criciúma não vence o Fluminense há dez anos? No período, porém, ocorreram apenas quatro jogos, com duas vitórias tricolores e dois empates.

CORITIBA x GOIÁS


QUARTA, 21H - COUTO PEREIRA
É curiosa a semelhança das campanhas dos dois times verdes no Campeonato Brasileiro: mesmo número de pontos (29), mesmo número de vitórias (sete), mesmo número de empates (oito), mesmo número de derrotas (seis), mesmo número de gols sofridos (25). O que diferencia Coritiba e Goiás é o número de gols marcados - 25 para os paranaenses, 22 para os goianos. As duas equipes fazem jogo muito importante. Vencer significa manter a confiança em nova aproximação do grupo de classificados para a Libertadores. O Coxa vive momento complicado, com apenas uma vitória nas últimas nove partidas. O Esmeraldino vem sendo mais regular e teve vitória muito expressiva na última rodada - 2 a 1 sobre o Corinthians fora de casa. O jogo reunirá dois dos principais destaques do Brasileirão: Alex pelo Coritiba, Walter pelo Goiás. Com o meia, o time paranaense tem campanha de G-4; sem ele, de rebaixado. Já o atacante é o artilheiro dos goianos no Brasileirão, com oito gols, além de quatro assistências.
Cartola FC: um dos melhores de sua posição no Brasileiro, o goleiro Vanderlei já soma 41 defesas difíceis na competição. Como o Coxa joga em casa, a chance de não levar gols aumenta. O paredão alviverde custa C$ 18,39. Renan Oliveira, do Goiás, começou a competição na reserva e conqusitou o seu espaço para comandar o meio-campo do time esmeraldino. Com bons passes e alguns gols, ele se firmou na equipe. Toda essa polivalência por apenas C$ 8,04.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e José Eduardo Calza (RS).
Você sabia que... existe forte equilíbrio nos jogos entre as duas equipes pelo Brasileiro? Foram 23 encontros, com oito vitórias do Coritiba, sete do Goiás e oito empates.

O PAULO x ATLÉTICO-MG


QUARTA, 21H50M - MORUMBI
Jogo com todo o potencial para ser um dos melhores da rodada. O São Paulo parece já ter superado seu momento de pavor no campeonato. Com duas vitórias seguidas, ambas depois da chegada de Muricy Ramalho, o time deixou o Z-4. Vive novo momento, novo ânimo. E agora reencontra o time que teve parcela importante de participação na crise que tomou conta do Morumbi este ano. Foi ao perder para o Atlético-MG na Libertadores que o Tricolor mais escancarou suas fragilidades. O Galo mergulhou na competição continental depois de eliminar os paulistas, conseguiu ser campeão da América e, naturalmente, deixou o Brasileirão de lado. Agora, ao voltar a tratar com carinho o campeonato nacional, os mineiros já mostram novamente a qualidade apresentada no primeiro semestre. O time de Cuca não perde há dez rodadas. Chegou a frequentar a zona de rebaixamento, mas agora ganha o conforto de que precisa para pensar no Mundial sem maiores sustos. São duas vitórias seguidas, sobre Coritiba (3 a 0) e Grêmio (1 a 0). A décima colocação é compreensível: no ano passado, o Corinthians estava no mesmo posto neste momento depois de ganhar a Libertadores - e com 28 pontos também. O Galo deve usar contra o São Paulo o mesmo time vitorioso na Arena gaúcha, e o Tricolor provavelmente terá novidades: Rodrigo Caio como zagueiro, já que Rafael Toloi está suspenso, Denilson de volta ao meio e Welliton no ataque.
Cartola FC: o jovem Rodrigo Caio mostra mais maturidade e confiança a cada jogo que encara. Com excelentes participações na defesa e algumas fugidas decisivas ao ataque, é o jogador do São Paulo com melhor média de pontos no Cartola: 6,16. No Atlético-MG, o recém-chegado Fernandinho virou titular quase de imediato. Com jogadas em velocidade, ele vem sofrendo muitas faltas. Além disso, já deu duas assistências e fez um gol no Brasileiro. Por C$ 10,48, pode ser uma boa aposta.
Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).
Você sabia que... se o Atlético vencer o jogo, o histórico de duelos entre as duas equipes no Brasileirão ficará totalmente equilibrado? Até agora, são 16 vitórias do São Paulo, 15 do Galo e 16 empates.
PONTE PRETA x CORINTHIANS


QUARTA, 21H50M - MOISÉS LUCARELLI
São dois times que decepcionam, ressalvadas as expectativas que cada um gera. O Corinthians, campeão da Libertadores e do mundo no ano passado, faz campeonato medíocre. Tem a melhor defesa do Brasileirão, mas também o segundo pior ataque. No sexto posto, o Timão não vence há quatro rodadas e tem duas derrotas seguidas. Até o trabalho de Tite começa a ser contestado. O alento é que do outro lado está um time que vem apresentando um futebol extremamente reticente. Depois de perder sete jogos seguidos, a Ponte Preta conseguiu sair na frente do Flamengo, jogando em casa, com um jogador a mais em campo. Incrível: cedeu o empate. Oito pontos já afastam a Macaca, penúltima colocada, do grupo salvo do rebaixamento. A queda parece questão de tempo, mas é justamente a existência de tempo hábil para recuperação que anima o time de Jorginho. Para ter o direito de sobreviver, a equipe campineira precisa dobrar seu aproveitamento - e, necessariamente, começar vencendo o Corinthians. Tite escala Maldonado como titular no Timão, e a Ponte não tem o zagueiro César e os meias Ramírez e Giovanni. Adrianinho deve continuar no meio.
Cartola FC: esperança de gols da Macaca, o atacante William espera voltar a marcar diante do Corinthians. Ele custa C$ 15,30. No Corinthians, o zagueiro Gil tem sido um dos jogadores mais regulares, sempre atuando em bom nível. Com boa antecipação, costuma ser ladrão de bolas. O xerife corintiano vale C$ 14,76 no Cartola.
Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (SP), com Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Você sabia que... apesar de estar em situação muito pior na tabela, a Ponte tem mais gols que o Corinthians no Brasileirão-2013? A Macaca marcou 21 vezes, contra 20 do Timão.

CRUZEIRO x BOTAFOGO


QUARTA, 21H50M - MINEIRÃO
A brincadeira de gato e rato entre Cruzeiro e Botafogo chega a seu ápice. Mais do que o maior jogo da rodada, o duelo desta quarta-feira, no Mineirão, é a partida mais importante do campeonato até agora. É o enfrentamento entre a explosão técnica e a intensidade do líder com a solidez e a organização quase matemática do vice. A distância de quatro pontos pode ser catapultada a sete ou reduzida a apenas um. É um duelo em que tudo pode acontecer, vide o encontro do primeiro turno, com vitória alvinegra, mas ótima atuação cruzeirense em Volta Redonda. A perseguição do Alvinegro à Raposa é incansável. Nas últimas quatro rodadas, o Cruzeiro venceu todas, e o Botafogo fez o mesmo. Os mineiros têm sete vitórias consecutivas, e os cariocas, no mesmo período, só tiveram um empate como furão na série de triunfos. Marcelo Oliveira decidiu colocar Ceará na lateral direita do time da casa, que terá Ricardo Goulart entre os 11 e Júlio Baptista no banco. Oswaldo de Oliveira deve escalar os visitantes com Lodeiro como titular.
Cartola FC: o artilheiro Borges não tem vivido em lua-de-mel com as redes. Mesmo assim, com o faro de gol que tem, é um jogador a ser analisado com carinho para colocar em seu time do Cartola. O atacante vale C$ 15,94, um pouco menos que Seedorf, que vem devendo boas atuações nos últimos jogos. Mas o holandês costuma brilhar em partidas de maior peso. Aposte no maestro alvinegro por C$ 17,47. A média de pontos do craque é de 4,68
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Você sabia que... se o Cruzeiro vencer o jogo, terá a melhor pontuação da história dos pontos corridos em 22 rodadas, com 49 pontos? O recorde é do São Paulo, em 2007, com 47.

FLAMENGO x ATLÉTICO-PR


QUINTA, 19H30M - MARACANÃ
O Flamengo volta ao Maracanã, seu palco encantado, para tentar vencer outra vez. Foi assim nos dois últimos jogos como mandante. O desempenho, porém, ainda é preocupante. O time de Mano Menezes esteve em vias de ser derrotado pela Ponte Preta, um dos piores participantes do campeonato. A boa notícia é que, com um jogador a menos, soube reagir e buscar o empate em Campinas. Apenas dois pontos distante da zona de rebaixamento, o Fla ainda está atento aos riscos de queda - e um eventual tropeço contra o Atlético-PR pode assustar. Os cariocas têm o goleiro Felipe, o lateral-direito Léo Moura e o zagueiro Chicão como dúvidas. No Furacão, as três partidas sem vitórias começam a pesar, e o time corre o risco de deixar o G-4 se não vencer no Rio de Janeiro. O Inter, quinto colocado, está apenas um ponto atrás. O Atlético tem o provável retorno de Paulo Baier no Maracanã e ainda pode ter modificações no setor ofensivo, com Marcelo e Ederson (artilheiro do Brasileirão) sendo ameaçados por Dellatorre e Roger.
Cartola FC: as últimas duas vitórias do Flamengo contaram com os gols de Hernane e foram no Maracanã. Portanto, o Brocador é uma excelente aposta para o confronto de rubro-negros. O camisa 9 custa C$ 13,58. No Atlético-PR, do jeito que a fase anda boa, é bem possível que Ederson volte a marcar nesta quinta-feira. Depois da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, o Furacão conta com o artilheiro para voltar a vencer. Ele custa C$ 17,08 e tem rendido 6,72 por partida.
Na TV: Premiere FC, com Júlio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Fábio Pereira (TO) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Você sabia que... o Flamengo ainda não perdeu no novo Maracanã? Em cinco jogos, foram quatro vitórias e um empate.

BAHIA x INTERNACIONAL

QUINTA, 21H - ARENA FONTE NOVA
O Inter tem apenas três derrotas no Brasileirão, e uma delas foi para o Bahia - 2 a 1 em Caxias do Sul. O reencontro acontece em momento de forte aproximação dos gaúchos ao G-4. A distância caiu para apenas um ponto. Mas os colorados têm um enorme problema para a partida desta quinta-feira: D'Alessandro, lesionado, está fora. Ele é absolutamente decisivo para o time de Dunga. O argentino é quem mais jogou com a camisa vermelha em 2013: 42 jogos, com 17 gols e 11 assistências. Alan Patrick pode pintar no time, que vem de vitória sobre o Criciúma. No Bahia, a meta é quebrar a sequência de cinco partidas sem vitórias, que derrubou o time para as cercanias da zona de rebaixamento. O Tricolor está apenas um ponto à frente do Z-4. O garoto Erick, do time sub-20, pode ser a novidade da equipe na lateral esquerda.
Cartola FC: voltando a viver boa fase, o atacante Wallyson é boa opção para o seu Cartola no Tricolor baiano. Além de fazer gols com regularidade, é um jogador que finaliza com muita frequência. Ele custa C$ 9,36. No Inter, Alex ainda não reeditou as grandes atuações desde que voltou ao clube. Mesmo assim, vale o investimento: custa C$ 14,77, sofre faltas e bate bem de fora da área.
Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Kleber Lucio Gil (SC) e Evandro Gomes Ferreira (GO).
Você sabia que... o Bahia venceu apenas 10% dos jogos contra o Inter pelo Brasileirão? Foram três em um universo de 30. Os gaúchos ganharam 17, e ocorreram dez empates. Porém, o Tricolor venceu o Nacional de 1988 sobre o Colorado.

PORTUGUESA x NÁUTICO

QUINTA, 21H - CANINDÉ
O rendimento da Portuguesa dá esperanças ao torcedor. Mesmo quando não vence, a Lusa apresenta sinais de recuperação, como no caso do bom primeiro tempo contra o Fluminense - soterrado pela reação do rival, com virada na etapa final. Nesta quinta-feira, o time paulista tem um daqueles jogos que não deixam opção: é vencer ou vencer. Se conseguir, a Portuguesa pode sair do Z-4. O técnico Guto Ferreira não terá o atacante Diogo, um de seus principais jogadores, suspenso. O zagueiro Rogério, que atua como lateral-esquerdo, também está fora. O Náutico, lanterna disparado do campeonato, com apenas nove pontos (15 atrás do primeiro não-rebaixado), ainda tenta confiar em um milagre, mas o desempenho atesta contra a esperança do elenco. O Timbu não vence há 11 jogos. Martinez e Elicarlos desfalcam a equipe do técnico Levi Gomes.
Cartola FC: Gilberto é o artilheiro da Lusa no Brasileiro e tem boa chance de ampliar essa condição. Custa apenas C$ 6,25. Já no deserto de inspiração que tem sido o Timbu, o atacante Hugo desponta como uma boa opção. Agora titular, ele custa somente C$ 3,99 e conquistou 8,10 na última partida do Alvirrubro.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Pablo Almeida da Costa (MG) e Rafael Trombeta (PR).
Você sabia que... a Portuguesa venceu os três últimos jogos que disputou em casa no Brasileirão? Bateu Bahia, Ponte Preta e Vasco no Canindé.

FONTE:globosporte.com