domingo, 20 de outubro de 2013

BRASILEIRÃO 2013



GUIA DA RODADA 30:
mesmo na reta final, o provável ainda não é certo
Falta pouco para terminar o campeonato, e tabela dá indícios, mas não definições. Destaque para o Gre-Nal e para Botafogo x Vasco

Vasco, de Juninho, leva seu desespero a campo no clássico com o Bota
Chegar à 30ª rodada dá aquela sensação de chegar à reta final do campeonato. Falta pouco para o futebol brasileiro ter um novo campeão (o Cruzeiro, muito provavelmente), ter novos classificados para a Libertadores (Grêmio, Botafogo e Atlético-PR, pelo jeito), ter novos rebaixados (o Náutico e mais três, sabe-se lá quem). Mas ainda há muito em disputa, há muito caminho para que as probabilidades virem certezas, e os jogos deste fim de semana são determinantes para tais definições.
É uma rodada com dois grandes clássicos: o Gre-Nal, com o Grêmio ainda brigando pelo título e o Inter ainda almejando a Libertadores, e Botafogo x Vasco - o primeiro lá em cima, o segundo padecendo na luta contra o rebaixamento. Destaque ainda para o encontro entre o Corinthians, em forte crise, e o Criciúma, outro que tenta escapar do Z-4, e para a expectativa de bom futebol em Goiás x Atlético-PR, Bahia x São Paulo e Atlético-MG x Flamengo.

BAHIA x O PAULO

Guia da rodada 30 - Bahia x São Paulo DOMINGO, 16H - FONTE NOVA
Promessa de bom jogo. A recuperação do São Paulo no Campeonato Brasileiro pode ser simbolizada justamente na ultrapassagem feita sobre o Bahia, time que chegou a brigar pelas primeiras colocações. Os paulistas agora têm um ponto a mais do que os baianos - 37 a 36. Ambos ainda precisam ficar ligados no risco de rebaixamento, embora a queda pareça improvável. Os mandantes vão a campo necessitados de vitória, visto que perderam seus dois últimos jogos - para Goiás e Flamengo. O retorno a Salvador é o trunfo da equipe nordestina, invicta há cinco jogos em seus domínios. E é bom que seja um trunfo forte, porque o adversário vive seu melhor momento no campeonato. O São Paulo tem três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos - sendo que o empate quase virou vitória no fim da partida, quando Rogério Ceni perdeu um pênalti contra o Corinthians. Destaque total no time de Muricy Ramalho para o meia Paulo Henrique Ganso, que parece se reencontrar. Ele fez um golaço contra o Náutico. Luis Fabiano ainda é dúvida.
Cartola FC: Maior finalizador, artilheiro, que mais sofre faltas e melhor média de pontuação da equipe. Motivos não faltam para escalar Fernandão no comando de ataque do seu time no Cartola FC. O atacante do Bahia custa C$ 13,73 e tem média de 4,87 pontos. Pelo São Paulo, uma boa saída é escalar Rogério Ceni. Se o goleiro não tem ido bem nas cobranças de pênalti, ao menos debaixo dos postes ele tem feito sua parte com boas defesas e deve ter trabalho na partida fora de casa. Para tê-lo em sua equipe, é preciso desembolsar C$ 14,60.

Na TV: TV Globo (para SP, Belo Horizonte-MG e BA - menos Salvador), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Jorge Allan.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que...: O Bahia leva boa vantagem no retrospecto recente deste confronto pelo Campeonato Brasileiro? Nas últimas 10 vezes que as duas equipes se encontraram na competição, o São Paulo venceu apenas duas vezes: 3 a 0 em 2011 e 1 a 0 em 2012. Nos outros oito jogos, o Bahia venceu seis vezes e houve dois empates.

INTER x GRÊMIO


Guia da rodada 30 - Internacional x Grêmio DOMINGO, 16H - CENTENÁRIO
A maior rivalidade do país vai à serra do Rio Grande do Sul, à cidade de Caxias do Sul, em um domingo muito importante para as duas equipes no Campeonato Brasileiro. O mando é do Inter, que leva o Gre-Nal ao Centenário, já que o Beira-Rio está em obras. Em semana de polêmica (nenhuma novidade) por causa da quantidade de ingressos para os gremistas, os colorados buscam no clássico o impulso que ainda não encontraram para colar na zona de classificação para a Libertadores. O time vem jogando melhor desde que Clemer assumiu o comando do elenco, em substituição a Dunga, demitido. Mas ainda há muito a evoluir, e o treinador busca as melhores alternativas, especialmente ofensivas. No Grêmio, a meta é tentar uma aproximação final ao Cruzeiro, líder do campeonato. São dez pontos de distância. Riveros é dúvida no Tricolor, e o Colorado tem a volta de Otávio e também deve contar com Forlán pelo menos entre os suplentes. Na última rodada, o Inter empatou por 0 a 0 com o Santos, enquanto o Tricolor bateu o Corinthians por 1 a 0.
Cartola FC: Em um jogo pegado como um clássico Grenal, quem pode se sobressair é Willians. Maior ladrão de bolas da competição, com 85 roubadas, o volante do Internacional pode se aproveitar desta virtude para pontuar bem. Seu custo é de C$ 16,61. Valendo da mesma lógica, o Grêmio terá o retorno de Riveros, que servia à seleção paraguaia. Avaliado em C$ 11,52, o jogador costuma aparecer também na frente, tendo feito duas assistências e marcado três gols neste Brasileiro.
Na TV: TV Globo (para o RS), com Paulo Brito, Maurício Saraiva e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Luís Alano e Mário Marcos.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que...: Desde a adoção dos pontos corridos, em 2003, Internacional e Grêmio se enfrentaram 19 vezes pelo Campeonato Brasileiro? No confronto, foram seis vitórias para cada equipe e sete empates.

GOIÁS x ATLÉTICO-PR


Guia da rodada 30 - Goiás x Atlético-PR DOMINGO, 16H - SERRA DOURADA
Grande jogo. Com três vitórias seguidas, o Goiás cresce na hora certa e dá sinais de que pode brigar por vaga na Libertadores. Para chegar lá, vai ser preciso tirar alguém que esteja no G-4, e o Atlético-PR é um deles. Isso dá um ar de confronto direto para a partida do Serra Dourada, mesmo que a distância de oito pontos seja um conforto bastante considerável para o Furacão. Mas independentemente de questões numéricas, de tabela, a partida reúne duas equipes que jogam bom futebol, que são organizadas, que mostram solidez defensiva e boa capacidade ofensiva. Curiosamente, também são dois times que na semana que vem irão a campo pela Copa do Brasil - o Goiás contra o Vasco, o Atlético-PR diante do Inter. O Esmeraldino venceu justamente o clube carioca nesta quinta-feira, por 2 a 0, fora de casa, a apresentou ótimo futebol. De quebra, foi alavancado para seu melhor posto no campeonato - o sexto lugar. Já o Furacão tem o embalo da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, atual campeão da Libertadores. No primeiro turno, o clube do Sul se deu melhor e venceu por 2 a 0. Paulo Baier será desfalque no Atlético.
Cartola FC: Apesar da boa vitória do Goiás sobre o Vasco, Walter não conseguiu se destacar com uma boa pontuação no Cartola FC. De volta ao Serra Dourada, o queridinho dos cartoleiros pode ser uma ótima opção de custo-benefício. Artilheiro e maior finalizador do time, ele custa apenas C$ 7,66. E, se Walter pode dar trabalho, quem terá a missão de impedi-lo pode acabar se destacando. É o caso de Manoel, que não tem decepcionado neste campeonato. Com média de 4,99 pontos e custo de C$ 18,73, ele pode ser uma boa alternativa entre os jogadores do Furacão.
Na TV: Premiere FC, com César Resende e Monara Marques.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ), com Vicente Romano Neto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).
Você sabia que...: Computando apenas o 2º turno, Goiás e Atlético/PR têm rigorosamente a mesma campanha? Os dois somam 17 pontos, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas cada. No returno, o Goiás está à frente do Atlético apenas pelo critério de saldo de gols (quatro contra dois da equipe paranaense).

ATLÉTICO-MG x FLAMENGO


Guia da rodada 30 - Atlético-MG x Flamengo DOMINGO, 16H - INDEPENDÊNCIA
Das rivalidades que ultrapassam fronteiras regionais, é uma das maiores. O Flamengo vai a campo motivado pela vitória sobre o Bahia e tenta emendar uma sequência positiva para se aproximar do G-4 - na expectativa de que ele vire G-5 ou até G-6. Do outro lado, o Galo mantém sua preparação para o Mundial, enquanto faz caminhada até melhor do que o habitual para clubes que ganham a Libertadores. O time alvinegro tem muitos desfalques para o duelo com os rubro-negros. Marcos Rocha e Alecsandro foram expulsos na derrota de 1 a 0 para o Atlético-PR. Luan, Leandro Donizete, Josué e Diego Tardelli receberam o terceiro cartão amarelo. Figuras essenciais, como Réver e Ronaldinho Gaúcho, seguem se recuperando de lesões. Por outro lado, Victor e Jô retornam da Seleção e podem jogar. O Fla não tem nem André Santos nem João Paulo. Jayme de Almeida terá que improvisar um jogador no lado esquerdo ou buscará alguém na base. Chicão também está fora. Todo o destaque para Hernane, que fez mais um gol contra o Bahia e já busca a artilharia do Brasileirão.
Cartola FC: O Flamengo pode se aproveitar da fragilidade do Galo, que terá vários desfalques, para conseguir um bom resultado fora de casa. Sem as estrelas Elias e Leonardo Moura, o meia Carlos Eduardo terá de chamar a responsabilidade em Belo Horizonte, local do seu único gol pelo clube. Ele custa C$ 5,28. Ao menos o Atlético terá a volta de Victor, que estava na Seleção e deve chegar motivado para o confronto. Com 29 defesas difíceis no campeonato, ele custa C$ 13,29 aos cofres do cartoleiro.
Na TV: TV Globo (para RJ, MG - menos Belo Horizonte -, ES, DF, PR, SC, GO, MT, MS, PE, Salvador-BA, CE, RN, AL, MA, SE, PI e Região Norte), com Luis Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que...: Uma das maiores rivalidades interestaduais do futebol brasileiro, Flamengo e Atlético-MG costumam fazer jogos muito equilibrados? Das 38 partidas em Brasileiros que terminaram com vencedor, 23 foram por diferença de apenas um gol. O resultado que mais se repetiu na história deste confronto é o de vitória por 2 a 1. Dez jogos terminaram com este placar, seis vezes a favor do Fla e quatro para o Galo.

BOTAFOGO x VASCO


Guia da rodada 30 - Botafogo x Vasco DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ
Clássico absolutamente fundamental para o Vasco - também para o Botafogo, mas mais para o Vasco. O time cruz-maltino mergulha um pouco mais na zona de rebaixamento a cada rodada. Precisa de recuperação imediata da derrota de 2 a 0 para o Goiás em Macaé, que sucedeu outro insucesso, contra o Criciúma, um concorrente direto na luta contra a queda. A tabela vem dando chances. Uma vitória sobre o rival pode tirar o time de Dorival Júnior do Z-4. Mas é preciso reagir logo - e, para isso, melhorar o rendimento. Do outro lado, porém, estará um adversário mais sólido, mais equilibrado, em busca da Libertadores. E que também perdeu na última rodada. O Botafogo levou 1 a 0 do Vitória e viu o time baiano se aproximar na briga por um lugar no torneio continental. Ou seja: também precisa pontuar no clássico, sob pena de ser ameaçado nas rodadas finais. Além disso, vale lembrar que o quarto colocado (atual lugar do Botafogo) não tem vaga certa na Libertadores - depende de nenhum brasileiro ganhar a Sul-Americana. Por tudo isso, a expectativa é de bom duelo no Maracanã, com duas equipes que não podem se permitir o luxo de não atacar. O goleiro Jefferson volta ao time no Bota. André é desfalque no Vasco.
Cartola FC: Decisivo em clássicos, Rafael Marques terá pela frente o rival em que mais marcou gols com a camisa do Botafogo. Com isso,  vale apostar no atacante, que tem a melhor média de pontuação do Alvinegro no Cartola e custa C$ 19,66. Pelo lado vascaíno, a opção é Juninho Pernambucano. Mesmo em má fase, o Reizinho é sempre perigoso nas bolas paradas, tanto diretas quanto as alçadas para a área, que podem gerar assistências para sua conta. O cartoleiro que quiser escalar o camisa 8 do Vasco precisa de C$ 9,41.
Na TV: Premiere FC, com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que...: A fama de “time da virada” do Vasco é justificada nos jogos entre os cruz-maltinos e os alvinegros pelo Campeonato Brasileiro? Em quatro oportunidades, o Vasco começou perdendo, mas virou o jogo, derrotando o Botafogo. Isso aconteceu nos campeonatos de 1985, 1992 e 1996, quando o Vasco venceu por 2 a 1, e em 2001, na vitória por 3 a 1.

CORITIBA x CRUZEIRO


Guia da rodada 30 - Coritiba x Cruzeiro DOMINGO, 18H30M - COUTO PEREIRA
Um ímã parece puxar o Coritiba para a zona de rebaixamento nas últimas rodadas. Ainda não aconteceu, mas a situação é muito complicada. Ex-líder do Brasileirão, o Coxa tem sua crise estampada na tabela. É por muito pouco que não está entre aqueles que, no momento, desceriam para a Série B - apenas dois pontos, na 16ª colocação. E não é por acaso: é resultado ruim em cima de resultado ruim. Nos últimos jogos, foram cinco derrotas - incluindo o 1 a 0 para a Ponte, penúltima colocada, na quarta-feira. O alento é a boa campanha alviverde em casa: sete vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. Mas o adversário é o mais forte possível. O Cruzeiro, grande líder do Brasileirão, tem conforto de sobra no campeonato, mas sabe que o título ainda não é uma certeza. Depois de duas derrotas, a Raposa venceu o Fluminense no último jogo. Os mineiros têm dez pontos de vantagem sobre o Grêmio, vice-líder. Everton Ribeiro, destaque celeste no campeonato, reencontra a torcida do Coxa, que ele representou por duas temporadas. Diogo Goiano está suspenso no Coritiba.
Cartola FC: Contra o ataque que mais finaliza, o Coxa vai depender mais do que nunca de uma atuação de Vanderlei para ser vitorioso contra o líder do campeonato. Com 50 defesas difíceis no Brasileiro, ele custa C$ 17,31 aos cofres dos cartoleiros. No Cruzeiro, uma das válvulas de escape da equipe é Mayke. Apesar do baixo custo do lateral (C$ 7,97), ele tem correspondido em campo com uma média de 5,02 pontos e pode ser uma boa aposta para a rodada.
Na TV: SporTV (menos PR) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona.
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que...: Os seis últimos jogos entre as duas equipes em Campeonatos Brasileiros terminaram todos com vitórias das equipes mandantes? Cruzeiro 4 x 1/ 2009 (Mineirão); Cruzeiro 2 x 1/2011 (Arena do Jacaré); Coritiba 2 x 1/2011 (Couto Pereira); Coritiba 4 x 0/2012 (Couto Pereira); Cruzeiro 2 x 1/2012 (Independência); Cruzeiro 1 x 0/2013 (Mineirão). A última vitória de uma equipe visitante aconteceu pelo 1º turno do Brasileiro de 2009: Coritiba 1 x 3 Cruzeiro, dia 09/08/2009, Couto Pereira (gols de Wellington Paulista-2 e Thiago Ribeiro/CRU; Marcelinho Paraíba/CFC).

PORTUGUESA x VITÓRIA


Guia da rodada 30 - Portuguesa x Vitória DOMINGO, 18H3OM - CANINDÉ
Seis pontos separam o Vitória do G-4. O time baiano chega forte para as últimas rodadas do campeonato, apto a brigar por vaga na Libertadores, sonho alimentado pela vitória sobre o Botafogo, justamente o atual quarto colocado, na última rodada. O Leão, porém, tem um desafio duro para seguir crescendo na tabela: não será fácil duelar com a Portuguesa em São Paulo. A Lusa segue oscilante, surpreendendo tanto em vitórias quanto em derrotas, mas já provou que tem um time envolvente. Abriu cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, uma distância confortável, mas não definitiva. Precisará vencer. Com isso, nasce a tendência de uma partida aberta no Canindé. Um problema grave para a Portuguesa é a ausência de seu artilheiro, Gilberto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Cartola FC: Sem o atacante Gilberto, suspenso, as ações da Lusa devem se concentrar no lateral multifuncional Luis Ricardo. Com média de 4,62 e avaliado em C$ 9,67, ele tem boa chegada na frente, com três gols e três assistências anotadas, além de ser o maior ladrão de bolas da equipe. Ja o Leão chega de triunfo sobre o Botafogo, e quem tem ido muito bem na equipe é Juan. O lateral tem média de 4,85 e custo de C$ 10,06.
Na TV: Premiere FC, com Reinaldo Porto e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR), com Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Luiz Cláudio Regazone (RJ).
Você sabia que...: A partida que registrou o maior número de gols marcados entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro aconteceu há 16 anos? Na oportunidade, dia 13/07/1997, Portuguesa e Vitória empataram por 4 a 4 no Barradão, gols de Bebeto (3) e Túlio para os baianos, e Aílton, Augusto, Leandro e Tuta anotando para os paulistas.