domingo, 3 de abril de 2011

PRIMEIRO CAMPEÃO NA EUROPA


 HULK É AZUL

Com frango e 'Tchubirabiron' de Hulk, Porto vence o Benfica e é campeão

Brasileiro faz um na vitória de 2 a 1 no Estádio da Luz e time do técnico André Villas-Boas fatura título faltando mais cinco rodadas para o término
No ritmo do carnaval brasileiro, o Porto bateu o Benfica por 2 a 1 no Estádio da Luz, neste domingo, e conquistou o título do Campeonato Português na casa do maior rival faltando cinco rodadas para o término da competição. O brasileiro Hulk fez o segundo gol da equipe treinada por André Villas-Boas e comemorou com o "Tchubirabiron", dança do grupo baiano Parangolé.
A festa do Porto na casa do maior rival começou com uma bela ajuda do goleiro espanhol Roberto: aos oito minutos do primeiro tempo, Guarín aproveitou falha da defesa, passou por Luisão pela direita da área e cruzou, mas o camisa 12 do Benfica acabou empurrando a bola para dentro do gol. Frangaço, que abriu o caminho para o título.
Embalado pela torcida, que compareceu em massa ao Estádio da Luz para tentar evitar o título do inimigo sob seus domínios, o Benfica ainda empatou oito minutos depois. Após pênalti sofrido por Jara, que rendeu cartão amarelo para Otamendi, Saviola cobrou e deixou 1 a 1 no placar. Também de pênalti - falta em Falcão Garcia -, Hulk marcou 2 a 1 aos 26. O brasileiro chegou a 21 gols e é o artilheiro da competição.
Na etapa final, o técnico Jorge Jesus tirou Jara e Aimar para as entradas de César Peixoto e Cardozo no Benfica. Mas a primeira boa chance foi do Porto: no primeiro minuto, Sidnei falhou e Falcão Garcia obrigou Roberto a defender com os pés. Aos quatro, foi a vez de Hélton fazer grande defesa após chute de Saviola na grande área. Aos 11, Sidnei voltou a errar uma saída de bola e Falcão, sozinho de frente para o gol, conseguiu bater para fora.
Com o título na mão, o Porto perdeu o zagueiro Otamendi aos 24 minutos. O argentino, que já tinha amarelo, recebeu novo cartão por falta em Cardozo. Mesmo com um a menos, o time de Villas-Boas conseguiu segurar o Benfica, que aos 41 viu Cardozo também levar o vermelho.
Nos acréscimos, os donos da casa quase estragaram a festa dos rivais. Após boa defesa de Helton em chute de Sidnei, Gaitán pegou o rebote e acertou a trave direita do Porto, para desespero da torcida vermelha e comemoração dos azuis, que soltaram o grito de "campeão".
Invicto em 25 rodadas (23 vitórias e dois empates), o Porto soma 71 pontos, contra 55 do Benfica. O campeão de 2010/2011 contou com os brasileiros Helton, Fernando e Hulk como titulares, com Maicon saindo do banco na etapa final. O Benfica, que venceu o Português na temporada passada, começou a partida com Luisão, Sidnei e Airton, e Jardel entrou no segundo tempo.
Com a conquista antecipada, o Porto recupera a hegemonia do futebol português. A equipe foi bicampeã em 2002/2003 e 2003/2004, mas depois o Benfica venceu em 2004/2005. Em seguida, os Dragões foram tetra: 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009. Agora, o Porto soma 25 títulos, atrás do clube de Lisboa, que ficou com a taça 32 vezes.

O time de André Villas-Boas ainda pode vencer mais duas competições. Na próxima quinta, o time encara o Spartak na partida de ida das quartas de final da Liga Europa, no Estádio do Dragão. No dia 20 de abril, o Porto faz a semifinal da Taça de Portugal com o Benfica, que no primeiro jogo venceu por 2 a 0 e jogará com vantagem do empate em casa.